30 de maio de 2009

BD da experiência de Comportamento Humano e Ambiente - Correcção!

Segue mais uma informação da professora Vera a corrigir a informação anterior:

"Olá outra vez.

Houve um erro de gravação no ficheiro dos bairros que vos enviei, pelo que quando gravei em modo de compatibilidade, ele apagou algumas células que são necessárias.

Assim, a todos os que tiverem o excel 2007, por favor preencham no ficheiro que se chama "Base de dados Bairros excel2007.xlsx".

Para todos os restantes que não conseguirem abrir esse ficheiro, insiram os vossos dados no ficheiro que se chama Base de dados "Bairros excel 97-2000.xls" mas tenham atenção porque esse ficheiro possui duas folhas para inserir os dados. As células que não souberam na folha "Base de dados" foram movidas para a folha "base de dados cont." e correspondem às perguntas finais do questionário.

Desculpem o imprevisto e bom trabalho a todos
Vera Soeiro"

Base de dados Bairros excel 97-2000 ou 2003 (Formato .xls)

Base de dados Bairros excel 2007 (Formato .xlsx)

(Fonte: Blog 3º Ano)

Realização da Base de Dados dos Questionários de Comportamento Humano e Ambiente

Informação da Professora Vera:

"Olá a todos

Antes de mais, um grande obrigado a todos pelo vosso trabalho com os questionários, espero que a aplicação esteja a correr bem e que não tenham havido complicações de maior ;)

Tal como a maioria de vocês já foi avisada pelo Prof. Palma-Oliveira, segue então em anexo uma folha de excel para a inserção dos dados para a investigação dos bairros e também para a investigação da AML. Em primeiro lugar, quero pedir a quem puder, para fazer esta informação chegar ao máximo de pessoas possivel, através dos vossos blogs.

As folhas de excel para ambas as investigaçãões estão simplificadas, tenham atenção à legenda, porque os dados têm de ser inseridos em numeros, excepto para as ultimas perguntas demográficas. À partida não terão problemas em preencher porque os dados estão pela mesma ordem das perguntas, mas por ser uma tarefa um pouco mecânica, tenham atenção se estão a colocar o dado certo na parcela correcta ok?

Especificamente para os questionários dos bairros, penso que alguns de vocês falaram com a prof Sílvia, relativamente às estimativas de distâncias e parece que existiam participantes que davam mais do que uma estimativa de distância. Não era suposto ter acontecido, deviamos ter insistido para que a pessoa decidisse por apenas uma. No entanto, nos casos em que isso não aconteceu, têm uma célula onde podem colocar uma segunda estimativa. Terceiras e quartas estimativas não são aceitaveis. Para aqueles de vós cujos participantes deram apenas uma estimativa, deixem a segunda coluna em branco.

Para os casos em que a pessoa se recusou mesmo a responder a determinada pergunta do questionário, coloquem 999 e para os casos em que a pessoa não respondeu, não por falta de vontade, mas por assumir que não sabia mesmo a resposta, coloquem 0 (zero). Este aspecto é importante para facilitar a analise de dados no spss.Têm ainda uma célula dedica a possiveis observações, que vocês só deverão preencher com alguma informação se considerarem que ela pode de facto invalidar o questionário ou que as respostas poderão estar enviesadas. Coloquem lá a informação para eu mais tarde poder analisar e decidir sobre isso.

Outra coisa, o código do participante é o vosso numero de aluno seguido de um numero (xxxx-1). Este código deve também estar contemplado no questionário em papel. Por um lado para nos certificarmos que vocês recebem a bonificação da nota e por outro para podermos consultar os questionários mais tarde e confirmar os dados se for caso disso. Em Relação aos mapas, não façam nada, apenas coloquem o código de participante na folha pode ser?

Enviem as vossas bases de dados para este e-mail vera.soeiro@campus.ul.pt se não se importarem e no máximo até à próxima quarta feira. Esta é uma tarefa um pouco chata, mas que depois de compreender a base de dados se faz de forma bastante intuitiva.

Qualquer dúvida adicional, não hesitem em contactar-me. Se me estiver a esquecer de alguma informação, avisar-vos-ei.

Bom trabalho e Obrigada a todos
Vera Soeiro"

Dados AML

Base de Dados dos Bairros

(Fonte: Blog 3º Ano)

Temas de Genética Humana - Sorteio de Temas para exame!

A tabela seguinte é referente a esse sorteio e o ficheiro anexo contém os temas de todos os trabalhos práticos, bem como as perguntas de cada prática. Depois é apenas procurarem nos trabalhos aqui presentes no blog, as respostas.


(clicar na imagem para aumentar)

Ficheiro anexo - TGH Temas dos trabalhos (clicar!)

(Fonte: Blog 3º Ano, Obrigada Tiago!)

Mais informações AQUI (blog 2º Ano)

28 de maio de 2009

Temas de Biologia - Sorteio de Temas para exame!

A tabela seguinte é referente a esse sorteio e o ficheiro anexo (brevemente disponível!!) contém os temas de todos os trabalhos práticos, bem como as perguntas de cada prática. Depois é apenas procurarem nos trabalhos aqui presentes no blog, as respostas.


(clicar na imagem para aumentar)

(Fonte: Blog 3º Ano)

HIP Aula Teórica Aviso!

De forma a compensar a aula da semana passada, que não foi dada, o professor marcou uma aula extra para o dia 5 de Junho das 17h às 19h!

Obrigada Irina!

Informações Importantes de Psicologia Positiva!

Informações acerca de Psicologia Positiva:

1. O portefólio (com os respectivos trabalhos indicados ao longo do semestre) e o trabalho teórico são para entregar no mesmo dia - 23 Junho (3ª feira).

2. O tema do trabalho teórico não precisa ter sido dado nas aulas, só precisa ser positivo e estudado pela área da psicologia positiva (coragem, espiritualidade, amor, gratidão, sabedoria...). É um trabalho teórico pelo que implica lerem artigos e capítulos científicos publicados sobre o tema escolhido - é mesmo para ler e integrar estudos científicos, como se estivesse a escrever um pequeno artigo científico também. O limite de páginas caso seja individual é de cerca de 5 (o limite é flexível, é um número aproximado, não se exigindo a rigidez de só escrever exactamente esse número de páginas. É uma orientação geral para haver uniformidade e não ser excessivo para a leitura de tantos trabalhos). E sim, é incluindo tudo, mas se precisar de mais uma ou duas páginas não faz mal. Tem de ser entregue em suporte (papel de preferência). Nunca pode ser enviado por email, pois o ano passado perderam-se assim alguns trabalhos. A entrega no dia previsto - 23 Junho (3ª feira) será no gabinete da faculdade da professora Helena Marujo.

Obrigada Camila!

Colaboração em Dissertação de Mestrado!

"Olá caros colegas!

O meu nome é Joana Canha e frequento o 2º ano do Mestrado Integrado de Psicologia Clinica na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Actualmente estou a fazer a dissertação sobre os estudantes deslocados das ilhas portuguesas (Madeira e Açores) e é neste âmbito que solicito a sua colaboração para preencher três questionários.

Os dados recolhidos serão tratados com toda a confidencialidade e anonimato.

Estes questionários destinam-se EXCLUSIVAMENTE a ESTUDANTES DESLOCADOS QUE FREQUENTEM, pela 1ª vez, o 1º ANO DE FACULDADE (independentemente do curso) em LISBOA.

Se não preencher estes requisitos peço-lhe que colabore à mesma, reenviando este mail aos seus contactos de modo a obter o maior numero de respostas possíveis.

Para preencher os questionários basta clicar no link:
http://www.survs.com/survey?id=SL5QBXKA&channel=IMXXLIKVML

Relembro-lhe que estes questionários apenas se destinam a estudantes deslocados que frequentem, pela 1ªvez, o 1º ano da faculdade em Lisboa.

Desde já agradeço a sua colaboração.

Muito Obrigada,
Joana Canha"

27 de maio de 2009

Apontamentos Fundamentos!

Apontamentos Gerais de Fundamentos de Psicologia Cognitiva

(E assim chegamos ao post 200!! =D )

Apontamentos HIP

Apontamentos de História das Ideias em Psicologia

Tenham em atenção que os apontamentos, para além de serem realizados por alunos, não são deste ano!

Apontamentos PA

Apontamentos Gerais de Psicologia Aprendizagem

Apontamentos PA: Aprendizagem e Memória

Trabalho de Fundamentos

Texto 8 - Quantitive and Qualitative Evaluation of Linguistic Input Support to a Prelingually Deaf Child With Cued Speech: A Case Study, Grupo da Íris Jerónimo

Obrigada Íris!

Trabalho de Fundamentos

Texto 7: Sign Language in the Brain, P6, Grupo da Madalena Gomes.

Obrigada Madalena!

Trabalho de Fundamentos

Texto 7: Sign Language in the Brain, P5, Grupo da Vanessa Mateus.

Obrigada Vanessa!

Novo Open Space de Estudo

Aviso da AE (adaptado):

Por comunicado do Conselho Directivo, informam-se todos os alunos da reabertura do Novo Open Space de Estudo, situado nas instalações da Cantina Velha da Universidade de Lisboa, com o seguinte horário:

- 2ª a 6ª Feira, das 21h às 7h

- Sábado e Domingo, das 14h às 22h



Saudações Académicas,

Diogo Martins
Vogal de Política Educativa Externa - AEFPCE-UL

26 de maio de 2009

Livro Útil a Psicologia Positiva!

Handbook of Positive Psychology - C. R.Snyder & Shane J Lopez

Visto que o livro está protegido por direitos de autor, não irei deixar aqui o link para fazer o download. Para terem o livro podem enviar-me um e-mail para psicologiafpce1@gmail.com ou para alexa.caa@hotmail.com e eu envio-vos o livro.

(Fonte: Blog 2º Ano)

AVISO - Psicologia Positiva!

A próxima aula de Psicologia Positiva irá começar às 17h45.

Obrigada pelo aviso Renata!

PA - Aulas Prof António Duarte - Bibliografia

Estas indicações Bibliográficas foram retiradas do site de Psicologia da Aprendizagem, e dizem respeito ao tema Aprendizagem por Observação:

1. Bandura, A. (2002). Social foundations of thought and action New Jersey: Prentice-Hall (Cap.2 – Observational Learning - pp.47-105)

2. Denzine, G. M. (2008). Observational learning. In N. J. Salkind (Ed.). Encyclopedia of Educational Psychology. Los Angeles: Sage. pp.743 -744

Fundamentos de Psicologia Cognitiva

Nova Experiências: 28 e 29 Maio

As inscrições para as novas experiências que vão decorrer nos dias 28 e 29 de Maio estão disponíveis no placard do laboratório de psicologia experimental. Nesta quinta e última experiência podem participar todos os alunos que estão a fazer a disciplina.

Vamos relembrar que...

Para obter o valor extra, para além de realizar TODOS os 6 mini-testes e ter aprovação (mais respostas certas que erradas) em pelo menos 4 deles, é também necessária a participação na experiência!

6º Mini-Teste! (Já se encontra na barra lateral!)

Na proxima semana irá constar no site de FPC a lista de alunos que obtiveram aprovação nos mini-testes (e possivelmente a lista dos que irão receber o tal valor extra). Será avisado aqui!

25 de maio de 2009

Bolsas SASUL - AVISO!

Avisa-se que o prazo de candidatura a benefícios sociais (bolsas de estudo e/ou alojamento) para o ano lectivo 2009/2010 termina a 1 de Junho de 2009!

Caso queiram efectuar uma candidatura, e reúnam as condições para o efeito, deverão preencher os formulários disponíveis no site dos SASUL e submetê-los até à data indicada. Após submeter a candidatura, terão de entregar os documentos solicitados.

O prazo de entrega dos documentos é até um mês após a data de submissão da candidatura. Findo este prazo as candidaturas serão indeferidas.

Obrigada por me lembrares Andreia!

Psicofisiologia - Sebentas!

Retiradas do Blog do 3º Ano, aqui ficam 4 sebentas. Sem esquecer que as mesmas foram realizadas por alunos e por isso não estão isentas de erros.

Apontamentos Psicofisiologia

Psicofisiologia - Parte Teórica da Motivação

Resumo da Matéria de Psicofisiologia

Psicofisiologia - Resumos

Temas para Exame Oral de Psicofisiologia!

Temas do Exame Oral - Powerpoint (clicar)

Neste Powerpoint consta todos os 11 temas que podem sair em exame oral, bem como os seus tópicos principais.

1. O "A - Apresentação" (antes do tema 1) e "B - Introdução e conceitos básicos fundamentais para a interpretação dos sinais psicofisiológicos" (antes do tema 2) são conceitos base que se devem, à partida, saber mas que não serão questionados directamente no exame.

2. O tema 1 "Neurónio como unidade estrutural e funcional do SN" pode ser escolhido pelos alunos do 1º ano mas pode sair em sorteio a todos os alunos (1º, 2º e 3º ano).

3. Para o tema escolhido, convém ter as coisas mais desenvolvidas e não apenas esses pontos objectivos.

(Fonte: Blog 2º Ano)

Trabalho de Fundamentos

Texto 7: Sign Language in the Brain, grupo da Ana Rita Abreu

(Fonte: Blog 2º Ano)

Psicologia da Aprendizagem - AVISO!

No dia 27 de Maio NÃO há Teóricas de Psicologia da Aprendizagem!

As teóricas serão dadas no dia 2 de Junho, no seguinte horário:

T1: 9h-11h - na Sala 1

T2: 13h-15h - na Sala 11

Antropologia Cultural - Aula Extra

Está marcada uma Aula Extra de Antropologia para dia 28 de Maio, na Sala das Tecnologias II, às 15h!

Esta aula tem como finalidade compensar a aula teórica do dia 11.

24 de maio de 2009

Final FUTSAL! Vamos Apoiar a FPCE!

Dia 25 Maio - 20h30 - Campo Sintético junto à Faculdade de Direito!


VAMOS APOIAR A EQUIPA DA FPCE!

Exercício 13 - Psicologia Positiva

Exercício:

.Ver e comentar 3 vídeos do TED (como houve alguns protestos e a professora disse que poderiam comentar um):

1º Vídeo - Martin Seligman fala sobre o estado da psicologia

2º Vídeo - Dan Gilbert fala sobre felicidade

3º Vídeo - Daniel Goleman fala sobre a compaixão.

(Fonte: Blog 3º Ano)

Site Util !!

Aqui fica um site com várias apresentações de aulas de Cognitiva que pode ser util para as cadeiras de: Fundamentos de Psicologia Cognitiva e Psicofisiologia!

http://psiue.net/cadeiras/cognitivaI

O site irá aparecer na barra lateral, nas utilidades, sob o nome de 'Site Util Cognitiva/Psicofisologia'.

Teórica Temas de Biologia

T9 - Temas de Biologia

(Fonte: Blog 2º Ano)

Aulas Práticas Temas Biologia (1-3)

Biologia Aula Prática 1

Biologia Aula Prática 2

Biologia Aula Prática 3

(Fonte: Blog 2º Ano)

Teóricas Biologia (5-8)

T5 - Temas de Biologia

T6 - Temas de Biologia

T7 - Temas de Biologia

T8 - Temas de Biologia

(Fonte: Blog 2º Ano)

22 de maio de 2009

"Doar para Ajudar!"


Esta campanha de solidariedade destina-se à recolha de materiais e bens essenciais para entregar junto das crianças da Instituição "Ajuda De Berço" e está inserida no desenvolvimento de um projecto da unidade curricular de Metodogia de Projecto, de alunos da licenciatura em Ciências da Educação.

Toda a colaboração é importante, por isso não deixem de divulgar e participar!

20 de maio de 2009

Semana Académica de Setúbal 2009

(clicar na imagem para aumentar)

Futsal FPCE!

A equipa da FPCE ganhou!!! à AEFLUL por 4 a 3. Sendo que a dois minutos do final estavam a perder por 3 a 2!!

Brevemente será anunciada a data da Final!!

(Fonte: Blog 2º Ano)

História das Ideias em Psicologia - Aviso

Olá!

Não tendo sido possivel avisar mais cedo, visto que o aviso apenas foi colocado à entrada da faculdade hoje, fica aqui a informação de que hoje, dia 20 de Maio, não houve aula Teórica de HIP nem a prática, da mesma cadeira, que decorria das 19h-21h.

Projecto - "Tás-me a ler?"

(clicar na imagem para aumentar)

19 de maio de 2009

Banco Alimentar Contra a Fome - Voluntários!

(clicar na imagem para aumentar)

"O Banco Alimentar Contra a Fome realiza a 30 e 31 de Maio uma nova campanha de Recolha de Alimentos em Supermercados. A ajuda dos membros dessa Associação tem sido essencial para os resultados obtidos, razão pela qual agradecemos antecipadamente a divulgação deste nosso pedido, bem como a mobilização de voluntários para as datas indicadas.

Para aqueles que optarem por colaborar no armazém de Alcântara, é suficiente a presença a partir das 11h00 em qualquer dos dias.

Chegou-nos também a data da campanha de Natal que será a 28 e 29 de Novembro de 2009.

Obrigada pela colaboração."

(Fonte: Blog 2º Ano)

Comunidade Vida e Paz

(clicar na imagem para aumentar)

Para quem não sabe, a Comunidade Vida e Paz é uma IPSS que auxilia os Sem-Abrigo de Lisboa, desenvolvendo neles a consciência da sua dignidade Humana e asua capacidade de realização pessoal.

Obrigada!

Tomada de Posse do Reitor da UL



(clicar nas imagens para aumentar)
(Fonte: Blog 2º Ano)

Sebenta Temas de Biologia

Aviso: Mais uma vez recordo que os apontamentos foram feitos por alunos e, por essa mesma razão, poderão conter alguns erros. Recordo ainda que os apontamentos não são deste ano, pelo que podem estar algo desactualizados!

Sebenta: Apontamentos de Temas de Biologia

(Fonte: Blog 3º Ano)

Sebenta Temas de Genética Humana

Aviso: Os apontamentos foram realizados por alunos e, por essa mesma razão, não estão imunes a erros.

Apontamentos: Resumo de Temas de Genética Humana

(Fonte: Blog 3º Ano)

Seminário: Palmilhando Possibilidades

(clicar na imagem para aumentar)

"Os alunos finalistas da Unidade Curricular Psicologia da Família - Temas Avançados têm o prazer de o(s) convidar para o seminário de partilha das suas experiências de estágio que irá decorrer no dia 29 de Maio de 2009 no Anfiteatro Prof. Doutor Ferreira Marques, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Cidade Universitária. Esperemos poder contar consigo neste evento que esperamos enriquecedor e cheio de partilha. Gostaríamos que o divulgasse junto de quem achasse que poderia gostar de assistir a este Seminário.

Os melhores cumprimentos,

Pl'a Comissão Organizadora"

EAP Aviso!

Olá!

Encontra-se na entrada da faculdade um aviso que refere a existência de uma aula de compensação das turmas P5, P6 e P7, dia 20 de Maio, AMANHÃ, das 17h30 às 19h30, na sala 8!

Aproveito para dizer que não serve de nada enviarem mensagens para o chat a perguntar pelas notas de Estatistica visto que ainda ninguém sabe quando é que as mesmas vão sair. Quando sairem irão ser afixadas à entrada da faculdade e certamente essa informação irá chegar ao blog! ;)

Investigação Comportamento Humano e Ambiente

Comunicado de Vera Cristina Soeiro:

"Olá a todos

Para quem ainda não tem os questionários dos bairros, aviso que estarei no Gabinete (Prof. Palma) amanhã, quarta-feira entre as 11h e as 14h. Corresponde ao horario da aula de CHA, eu sei. No entanto, basta que apenas um elemento do grupo vá buscar os questionários e não demora mais do que 5min, por isso perdem muito pouco da aula, ou então, passem lá logo assim que acabar.

Há pessoas que estão inscritas no estudo da AML que também ainda não levaram questionários. Se puderem façam esta informação chegar a elas também.

Obrigada e até amanhã."
(Fonte: Blog 2º Ano)

Mentorado FPCE

Dia 20 de Maio no átrio da FPCE-UL 10h às 15h. (clicar na imagem para aumentar)

Estão previstas várias actividades em torno do Mentorado:

-Banca do Mentorado (onde podes inscrever-te)
-Cartazes informativos sobre o programa de Mentorado
-Mostra bibliográfica sobre Mentorado e Tutoria
-Vídeos sobre o Mentorado
-Mostra de Livros disponíveis na livraria.

Petição - Psoríase como Doença Crónica

Petição pelo Reconhecimento da Psoríase como doença Crónica:

http://www.peticao.com.pt/psoportugal

"Há 250 mil portugueses que sofrem de Psoríase. É uma doença que não mata nem é contagiosa, mas é para toda a vida. Aparece quase do nada! A pele fica vermelha, seca, começa a escamar e por vezes gretar. No rosto, no couro cabeludo, nas mãos, nas pernas, nas costas… Chega a atingir mais de 90% do corpo. Temos ainda a artrite psoriática, que nos deforma as articulações, dá-nos dor e deita-nos numa cama em alguns dos casos. Incomoda ao olhar. Na verdade, incomoda muito a quem olha mas incomoda muita mais a quem é olhado. Incomoda de tal forma que há doentes que nem querem sair de casa, quando os surtos aparecem. Há doentes que são despedidos. Há doentes que se suicidam. As implicações psicológicas que a Psoríase provoca são tão profundas que a taxa de suicídio dos doentes é anormalmente elevada.
Por não ser mortal nem contagiosa, a Psoríase é uma doença ignorada, vivida com vergonha, escondida pelos doentes e sofrida em silêncio. Apesar de ser uma doença tratada como crónica pelo médicos, vivida como crónica pelo doentes, não é reconhecida como tal pelo SNS. Muitos são os doentes que agravam substacialmente a sua condição física e psicológica por não terem como aceder aos tratamentos.
Os medicamentos tópicos que tratam a Psoríase e que são usados em mais de 70% dos casos, têm uma comparticipação que não ultrapassa os 37%. Se juntarmos a isto, os cremes, loções e champôs que são imprescindíveis para o tratamento da psoríase e não são comparticipados, os encargos com a terapêutica na maioria dos casos rondam os 2.000€ anuais e em alguns casos ultrapassa mesmo os 3.000.
Aquilo que lhe peço, em nome dos 250 mil portugueses que sofrem de Psoríase, é que nos ajude para, em conjunto, encontrarmos forma de mitigar os efeitos desta doença que não mata nem é contagiosa, mas é para toda vida.
Assine esta petição!!! "
Obrigada Lili!

Antropologia Cultural - Artigos

Aqui ficam artigos do Prof. Luís Batalha do ISCSP, relativos ao Parentesco, de apoio às aulas de Antropologia Cultural.

1.Notas sobre Parentesco, Família e Casamento: Introdução


3.Diagramas de Parentesco

4. Descodificando o Parentesco

5. Filiação, Casamento e Aliança: Centralidade do ego e filiação cognática

6. Filiação, Casamento e Aliança: Grupos de Filiação Unilinear

Obrigada Ana Paiva!

Psicofisiologia - Artigo!

Artigo de Apoio à última teórica de Psicofisiologia:

Psicofisiologia: Artigo apoio 18.Maio - Compreensão em doentes com Depressão Major

Obrigada Ana Cristina e Rita Oliveira!

Psicofisiologia - Teóricas

Psicofisiologia 18.Maio - Introdução a alguns aspectos da Psicofisiologia dos Distúrbios do Humor

Obrigada Ana Cristina e Rita Oliveira!

Psicofisiologia - Teóricas

Psicofisiologia 11.Maio - Correlatos Neuronais da Consciência

Obrigada Ana Cristina e Rita Oliveira!

17 de maio de 2009

Futsal FPCE! Meias Finais!

(clicar na imagem para aumentar)
(Fonte: Blog 2º Ano)

15 de maio de 2009

Arraial ISCTE

Eu sei que já vai um pouco em cima da hora, porque é amanhã, mas....


(Clica na imagem para aumentar)

No dia 16 de Maio, pelas 19h30 o ISCTE irá ser o palco de uma noite cheia de alegria e boa disposição! Receberemos músicos portugueses, como os Farra Fanfarra, onde o seu Humor é uma característica inata! Melhor ainda será podermos acrescentar a esta Boa disposição, a Musica Popular que apela a dança, ao convívio e divertimento! Teremos Tunas a animarem este evento e a actuação dos Party Sheet (elektro fighterz) - djs de reconhecido valor!

Para melhorar tudo isto teremos imperial a 0.50!

(Fonte: Site AEISCTE)

14 de maio de 2009

Vamos Todos à Serenata - Castelo São Jorge!

Olá!

Bom, como devem saber, na próxima 2ª feira, dia 18 de Maio a partir das 21h30, vão haver as serenatas no ambito das comemorações da Semana académica de Lisboa, no Castelo de São Jorge e como existem muitas pessoas interessadas em ir, foi sugerido aqui no blog combinarmos para irmos todos juntos.

Como muitos não sabem o caminho até ao Castelo, o ideal é irem de eléctrico e encontrarmo-nos todos na paragem "Miradouro de Stª Luzia". De lá até ao castelo são cerca de 5min a pé.

Então aqui fica o plano (ler com atenção!):

1. Apanhar o Eléctrico 28 - Martim Moniz (clicar para ver percurso e horários). Sugestões: Apanhar o eléctrico na Rua da Conceição. A Rua da Conceição é uma transversal à Rua Augusta, mesmo na baixa de Lisboa. Levem o cartão 7 colinas ou viva lisboa com 1 ou 2 viagens carregadas (cada viagem: 81 cênt.) e assim escusam de pagar a tarifa de bordo, que é certamente mais cara.

2. Sair na paragem Miradouro de Stª Luzia (percurso do eléctrico +/- 6min). Esse será o nosso ponto de encontro.

3. Da paragem do eléctrico para o Castelo vamos já todos juntos, e são apenas 5min a pé. Saimos da paragem no máximo às 21h15 para ir para o castelo!

Também fica aqui o mapa do percurso (clicar na imagem para aumentar):



Para quem só poder ir mais tarde ou se atrasar fica aqui o aviso: o último eléctrico sai de campo de ourique às 23h e chega à Rua da Conceição cerca de 20min depois.

Quem tiver alguma dúvida pode enviar-me um e-mail para alexa.caa@hotmail.com. Os veteranos que quizerem também se podem juntar a nós!

Workshop: Expressão Vocal

(clicar na imagem para aumentar)

Aviso - Investigação de Comportamento Humano e Ambiente

Comunicado de Vera Cristina:

Quem quiser ir buscar os questionários dos bairros ou esclarecer alguma questão, eu estarei no gabinete do prof Palma amanhã a partir das 11h e talvez até às 16h.

Obrigada Lili!

13 de maio de 2009

Trabalho de Fundamentos

Texto 6: A arte de Ler, P4, grupo do Semião Contente

Obrigada Daniela Lopes!

Psicologia da Aprendizagem - Apresentação

Nem queria acreditar quando vi este e-mail na caixa de entrada! =D


Muito Obrigada Inês!!

Trabalho de Fundamentos


Obrigada Catarina! E podes mandar sempre para o e-mail psicologiafpce1@gmail.com sem problemas! ;) serve mesmo para isso! Obrigada

Exercício 12 - Psicologia Positiva

Exercício:

1.Escrever uma carta de perdão. Pode ser a nós próprios ou a alguém a quem temos razões para perdoar.

2.Reflectir sobre os sentimentos que despertaram em si, ao escrever esta carta.

A entrega deverá ser efectuada na próxima aula ou no final do semestre.

(Fonte: Blog 2º Ano)

Prilampo Mágico 2009!

Já está nas ruas a campanha deste ano!




Custa apenas 2€ e serve para angariar fundos em favor das CERCI's e outras organizações congéneres e para informar e sensibilizar a opinião pública para a problemática da pessoa com deficiência mental e multideficiência.

Semana Académica Egas Moniz 2009!


Preços Diários:

Dia 15 - 7€
Dia 16 - 10€
Dia 17 - 5€
Dia 18 - 8€
Dia 19 - 8€
Dia 20 - 12€ * (* inclui duas bebidas brancas)

Estará disponível à venda nas Associações de Estudantes do Instituto e da Escola Superior Egas Moniz e na bilheteira do evento uma PULSEIRA DE ACESSO SEMANAL com um custo de 33€. Esta pulseira dá acesso a todos os dias do evento (incluindo a festa de dia 20 no Waikiki - Praia da Sereia c/ 1 bebida branca).

12 de maio de 2009

Novas vagas - Comportamento Humano e Ambiente

Distribuição de alunos pelas novas vagas (Clicar!)

Nota:

Esta distribuição foi feita pela Vera Cristina, colaboradora na investigação de Comportamento Humano e Ambiente, e não é definitiva. Deste modo, salienta-se novamente o quão é importante a presença dos alunos não inscritos no final da aula teórico-prática de Comportamento Humano e Ambiente. A Vera procurou com que as pessoas "não-inscritas" que queriam ficar num determinado grupo ficassem juntas. Além disso, tentou que os alunos de erasmus não ficassem isolados, ou seja, ficassem com colegas portugueses.

Obrigada Lili!

Aviso - Investigações de Comportamento Humano e Ambiente

Amanhã, no final da aula teórico-pratica de Comportamento Humano e Ambiente abrirão novas vagas para a participação na investigação de comportamento humano e ambiente.

Pede-se a todos os alunos que não estão inscritos que permaneçam no anfiteatro afim de se proceder ao sorteio.

Segundo a Professora Sílvia, amanhã serão distribuídos os questionários que deverão ser aplicados nos bairros de Lisboa.

Obrigada Lili!

PRECISAMOS DE AJUDAAAA!!!

A pedido da delegada do 2º Ano, aqui fica:

" Oláaaa*

Alguém conhece pais (sexo masculino) de crianças com 2 ou 5 anos? Poderão fornecer-nos o contacto desse pai para que possa preencher um questionário (5 minutos)? Por favor... precisamos mesmo, mesmo da vossa ajuda. =)

Enviem os contactos para: papillon_dantas@hotmail.com!

Ficamos muito gratos,

Dora Felix
Eduardo Monteiro
Inês Capinha
Joana Monteiro
Jorge Rodrigues
Liliana Dantas
Sónia Silva

=)* "

Fundamentos de Psicologia Cognitiva

Inscrições para Nova experiência dia 21 de Maio!

Inscrições para nova experiência a realizar dia 21 de Maio, quinta-feira estão disponíveis no placard do laboratório de psicologia experimental. Nesta quarta experiência podem participar TODOS os alunos que estão a fazer a disciplina distribuídos por 2 grupos etários (ler instruções no placard).

Para os outros alunos que já não encontrem vaga disponível avisa-se que novas inscrições abrirão na próxima semana!

(informação retirada do site de Fundamentos de Psicologia Cognitiva)

Aproveito ainda para avisar que já se encontra disponivel na barra lateral o NOVO MINI-TESTE de Fundamentos! ;)

Trabalho de Temas de Biologia

Trabalho 4: Stress e técnicas de Relaxamento, grupo do João Sousa

(Fonte: Blog 2º Ano)

AVISO 2 - Estatística! Compensação!

Encontra-se também à porta da faculdade um aviso que refere a existência de uma outra aula de compensação, também das turmas P5, P6 e P7, no dia 5 de Junho, das 9h-11h, igualmente na sala 8!

AVISO - Estatística! Compensação!

Encontra-se na entrada da faculdade um aviso que refere a existência de uma aula de compensação das turmas P5, P6 e P7, dia 15 de Maio, das 9h-11h, na sala 8!

Conferência J. Jim Uleman - U. Nova Iorque

Conferência Social situational influences on unconscious inferences about people: Evidence from spontaneous trait inference por J. Jim Uleman, professor da Universidade de Nova Iorque.


Dia 18 de Maio, das 11h às 13h
Entrada Livre! No Anfiteatro da FPCE!

Super Arraial do Técnico 2009!


(clicar na imagem para aumentar)
Toda a Informação necessária está no cartaz!

Procura-se Estojo!

Ontem a nossa colega Ana Catarina Figueiredo perdeu um estojo de "ganga" na aula Teórica de Temas de Genética Humana. Pede-se a pessoa que encontrou o estojo que o deixe na portaria da faculdade.
Entretanto, se alguém encontrou o estojo e quiser dizer, envie um email para a delegada do 2º Ano: papillon_dantas@hotmail.com

Convite: Ultimacto

"Olá pessoal!

Espero que estejam todos óptimos :)

Venho convidar-vos para assistirem a uma performance (que no fundo é uma mini peça, de +/- 20 min...) do meu grupo de teatro (grupo de teatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa - ULTIMACTO).

É já esta semana: 5ªfeira, 6ªfeira e Sábado (dias 14, 15 e 16 de Maio, respectivamente), às 23h, no Bar Funicular (Bica/Bairro Alto).

Na 5f a performance chama-se "UM", na 6f "NINGUÉM" e no Sábado "CEM MIL" (mas as diferenças entre elas são mínimas), e são baseadas na obra "UM, NINGUÉM E CEM MIL", de L. Pirandello (prémio Nobel da Literatura, italiano).

Portanto já sabem: se estiverem pelo Bairro numa dessas noites (ou até, quem sabe, quiserem ir lá de propósito para a peça...) apareçam um pouco antes das 23h no Funicular (o bar é muito pequenino, por isso se forem mesmo às 23h já não devem ter lugar).

Quem não puder ou não quiser ir não se sinta mal, não estou a fazer nenhuma lista negra nem nada disso :)

Beijinho grande para todos!!

Maria Ana"

11 de maio de 2009

Exames 2º Semestre - Datas de 1ª e 2ª Épocas!




(clicar nas imagens para aumentar)

25ª Semana Académica de Lisboa - Festival 2009


Preço por dia: 10€
Preço por todos os dias: 30€
Bilhetes já disponiveis nas AE's, em todas as entidades que tenham assegurado o seu espaço no recinto e ainda nos locais habituais para estes eventos: FNAC, Worten, Bliss, Lojas Viagens Abreu, Livraria Bulhosa (Oeiras Park), CCDolce Vita, Mega Rede, El Corte Inglês e em www.ticketline.pt.

25ª Semana Académica Lisboa! - Serenata e Cantares a Lisboa

Futsal FPCE!

Vem apoiar a equipa de FUTSAL da FPCE!


(Fonte: Blog 2º Ano)

Temas de Genética Humana

T9 de Temas de Genética Humana

(Fonte: Blog 2º ano)

Trabalho Temas de Genética Humana

Trabalho 6: Genética das Doenças Mentais e Comportamento, grupo da Andreia Aguiar

(Fonte: Blog 2º Ano)

Trabalho Temas de Genética Humana

Trabalho 5: Terapia Génica, grupo da Ana Rocha

(Fonte: Blog 2º Ano)

Trabalho Temas de Genética Humana

Trabalho 4: Aconselhamento Genético e Complicações Genéticas durante a gravidez, grupo da Cristiana Nascimento

(Fonte: Blog 2º Ano)

Trabalho de Fundamentos

Texto 6: A Arte de Ler, P1, grupo da Irina

Obrigada Irina!

Lembro ainda que está em falta o Texto 5 (texto espanhol)! Agradecia aos grupos que ficaram com o texto que depois me enviassem a apresentação! Obrigada!

Antropologia Cultural

Aviso:

Hoje não houve aula Teórica de Antropologia Cultural. Irá ser marcada uma aula extra numa data ainda a definir.

Psicologia da Aprendizagem - Apresentações

Olá!
Como prometido, o blog será hoje actualizado!

Texto 10: Aprendizagem Auto-Regulada - numa perspectiva transcultural, Grupo da Elisabete

Deixo ainda um bom trabalho do texto 7, embora já existam alguns em posts anteriores deixo este aqui sem antes referir que AINDA NÃO ME ENVIARAM NENHUM TRABALHO DO TEXTO 8! Agradecia que o fizessem!

Texto 7: Studying in Higher Education - Student’s approaches to learning, self-regulation and cognitive strategies, Grupo do Cristóvão.

Obrigada a ambos os grupos!

8 de maio de 2009

Código da Praxe da FPCE e Fotos do Enterro

Olá a todos!

Agora que muitos de nós trajamos talvez seja boa ideia ter em posse o Código de Praxe da FPCE-UL (clicar).

Espero que todos se tenham divertido nas praxes, no enterro, no Jantar e à noite! Eu não sei o que vocês acham, mas sugeriram-me que me enviassem as fotos de todos (ou quase todos) do enterro e do jantar e assim, e eu juntava tudo e postava aqui no blog uma pasta com as fotos, pra recordar mais tarde!

Podem comentar esta mensagem para dar uma opinião sobre isso, ou simplesmente para falarem do dia de ontem! ;)

Beijinhos!

E obrigada Lili por me lembrares do Código da Praxe!

Estrutura dos Trabalhos Práticos de CHA

"Olá,


Relembro que existe a possibilidade do trabalho ter um parte prática. Sendo esta opcional, os alunos deverão colocá-la em anexo e podem referenciá-la quando pretendem demonstrar determinados resultados que permitem esclarecer ou consolidar a revisão de literatura.

Em termos de formatação apontamos para 8 páginas (os anexos não estão incluídos), sendo o tipo de letra e espaçamento definidos pelo grupo (convém que o espaçamento não seja inferior a 1,5)."

(Fonte: Blog 2º Ano)

6 de maio de 2009

URGENTE! Jantar do Enterro do Caloiro! NOVO!

Comunicado da AE:

Como a afluência para o jantar do enterro do caloiro foi mais do que a esperada pela AEFPCEUL, tivemos que fazer alterações no local e nas horas. Assim, o jantar do enterro do caloiro passará a ser no restaurante " A Fabrica- O Caldas" em Santos dia 7 de Maio de 2009, às 20h00.

Ementa:
* Entradas
* Pratos:
Arroz de Marisco
Feijoada à brasileira
Bifinhos de perú com cogumelos
* Bebidas:
Sangria
Cerveja
Refrigerantes
Águas
* Café

** Tanto os pratos como a bebida serão à descrição, e cada aluno poderá comer os três tipos de pratos!
Preço: 12.00€

Pede-se a todos os alunos que se inscerveram e não efectuaram o pagamento do sinal, que o façam na AE.

É obrigatório que levem o comprovativo do pagamento de sinal.

Segue a imagem do google maps retirada do blog do 2º ano:


Qualquer dúvida contactem a AE.

Cumprimentos,
Dina Guerereiro

Exercício 11 - Psicologia Positiva

"Mindfulness shopping - Good Consumerism"

Exercício:

1.Fazer compras/observar as dinâmicas de compras num supermercado e num mercado/praça.

2.Reflectir, analisar as diferenças, escrever sobre a experiência, fazendo pontes com a Psicologia Positiva.

3.Anotar 3 diferenças em termos de interacção, comunicação, ligação humana no mercado e no hipermercado.

O objectivo é estar consciente das diferenças.

A entrega deverá ser efectuada na próxima aula ou no final do semestre.

(Fonte: Blog 2º Ano)

Psicofisiologia - Artigos!

Artigos sugeridos pela professora relativos à última aula:

Artigo 1: Corollary discharge dysfunction in schizophrenia: Can it explain
auditory hallucinations?


Artigo 2: ERPs e disturbio conceptual na Esquizofrenia

Artigo 3: N400 deficits from semantic matching of pictures in probands and first-degree
relatives from multiplex schizophrenia families


Obrigada Cabaço!

Psicofisiologia - Teóricas

Psicofisiologia 4.Maio - Alguns aspectos da Psicofisiologia da Esquizofrenia

Obrigada Cabaço!

Psicofisiologia - Teóricas

Psicofisiologia 27.Abril - Psicopatia

Este powerpoint é respectivo à aula da semana passada, cujo powerpoint tinha um problema. O que aconteceu foi que a professora tinha modificado o powerpoint do ano passado e guardado para utilizar este ano. Mas por algum motivo esse powerpoint tinha um erro qualquer e não abre. Portanto, o powerpoint fornecido foi o do ano passado, sem as ditas modificações.
Obrigada Cabaço!

5 de maio de 2009

Psicologia da Aprendizagem - Apresentação

Texto 10: Students' use of Strategies For Self-regulated Learning: cross-cultural perspectives, P3, Grupo da Daniela Lopes

Obrigada Daniela!

Aviso: Fica (ainda) em falta a apresentação do texto 8 de Psicologia da Aprendizagem! Mais uma vez, peço aos grupos que apresentaram que me enviem os trabalhos por favor!

4 de maio de 2009

Ordem dos Psicólogos

Sessão de Esclarecimento:

15 de Maio de 2009 pelas 18h

(clicar para aumentar)

Obrigada Tiago (3º Ano)!

Curso de Peritagem Forense


(Clicar nas imagens para ampliar)

O Departamento de Psicologia e a Coordenação do Mestrado de Psicologia Forense e da Transgressão, do Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte, têm a honra de anunciar a realização, ao longo do mês de Maio, do Curso de Peritagem Forense: Avaliação do Testemunho e Intervenção com Ofensores (30 horas) com a possibilidade de frequência modular (10 horas cada).

(Fonte: Blog 3º Ano)

EAP Aviso P1

Olá!

Encontra-se à entrada da faculdade um aviso que diz respeito à aula de compensação da turma P1 errado!
O aviso refere a existência de uma aula de compensação hoje, 4 de maio, das 9h-11h. Esta aula seria para substituir a aula que não houve hoje, dia 4 de Maio, das 11h-13h (P1).

No entanto, a aula de compensação é apenas dia 12 de Maio, das 9h-11h, segundo as informações que a professora forneceu na aula.

Gostaria que os alunos da P1 me confirmassem esta informação! Obrigada!

Nova experiência de Fundamentos!

Inscrições para novas experiências a 4 de Maio

Inscrições para nova experiência a realizar dia 7 de Maio, quinta-feira, estarão disponíveis no placard do laboratório de psicologia experimental a 4 de Maio.
Nesta terceira experiência só podem participar os alunos que estão a fazer a disciplina pela 1ª vez e têm menos de 30 anos.

Pede-se aos outros alunos que aguardem por nova ronda de experiências a realizar em breve.

(Fonte: Site de FPC)

Abaixo-Assinado!!

Olá!

Em reforço à mensagem deixada pela Liliana no Blog do segundo ano, aqui vai:

Encontra-se na AE um abaixo assinado que tem como objectivo principal mudar a forma como se processam as inscrições e a escolha de horários!
Isto é importante, na medida em que se pretende acabar com o sistema de senhas, que faz com que as pessoas passem a noite à porta da faculdade, para passar a ser utilizado o sistema de inscrições online!

Mas isto só pode ir para a frente se todos assinarmos! Não basta dizer mal na altura, há que agir!

Passem pela AE e ASSINEM O ABAIXO-ASSINADO!

Aqui fica o post do Blog do 2º ano (clicar)

Trabalho Temas de Genética Humana

Trabalho 3: Doenças e Deficiências Mentais, Grupo da Ana Arrais, 28.Abril

Obrigada Lili!

Inscrições - Comportamento Humano e Ambiente

Pela delegada do 2º Ano, aqui fica:

" Comportamento Humano e Ambiente - Inscrições na Investigação (versão actualizada - clicar)

1. Pede-se que todos os alunos confirmem os seus dados (só devem enviar-me um email se detectarem algum erro).

2. No decorrer desta investigação os alunos (5) vão fazer entrevistas (50) no bairro escolhido.

3. A participação nesta investigação é dotada de benefícios ainda desconhecidos.

4. No documento (em cima) encontra-se uma lista de pessoas que ainda não estão inscritas. Os professores ainda não forneceram qualquer informação sobre a abertura de mais vagas. Penso que na próxima 4ª feira o "problema" já se encontre resolvido. Entretanto, se souber de algo aviso-vos.

=)* Lili* "

Psicologia da Aprendizagem - Apresentação

Texto 9: Beliefs about Knowledge and the Process of Teaching and Learning as a Factor in Adjusting to Study in Higher Education, P1, Grupo da Ana Rita Oliveira

Obrigada Rita!

Em falta fica ainda o texto 8, ainda nenhum grupo mo enviou, agradecia que o fizessem! Obrigada!

Dia Temático - Qual o Papel da Música na Tua Vida?

No dia 7 de Maio (próxima 5ªfeira), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, ocorrerá um dia diferente...


Aparece e percebe qual a importância da música na tua vida!!


(Serão entregues certificados aos participantes)


A organização: Ana Mendonça, Maria Silva, Miguel Aguilar, Neuza Rodrigues, Tânia Martins.

1 de maio de 2009

História das Ideias em Psicologia

Olá!

A pedido de algumas pessoas, aqui se encontra a versão que foi disponibilizada pelo professor no Grupo de História das Ideias. Segundo o mesmo, esta versão é a mais actual e correcta. Para quem adquiriu o texto na reprografia fica o aviso: esta versão está mais completa! Podem no entanto imprimir apenas as páginas que estão em falta ;)

Texto de HIP - última versão, pelo Prof. Rodrigo Saraiva

E assim me despeço dos posts, até à próxima segunda-feira! =D
Bom fim-de-semana!

Trabalho de Temas de Biologia

Trabalho 3: Doenças Neurodegenerativas

(Fonte: Blog 2º Ano)

Trabalho de Fundamentos

Texto 3: Aquisição da Linguagem, P6, Grupo da Ines Santos

Obrigada Inês!