31 de julho de 2009

Inscrições ano lectivo 2009/2010

Informação oficial AQUI!!


Estudantes com prioridade Especial:
28 de Agosto a 2 de Setembro de 2009 - Inscrição Presencial nos Serviços Académicos


Estudantes do MIP (1º ano - repetentes - 2º, 3º, 4º e 5º anos):
3 a 11 de Setembro de 2009 - Inscrição Online pelo SIANET (instruções no documento anexo)

25 de julho de 2009

Estatuto dos Trabalhadores Estudantes

Achei por bem deixar aqui a legislação correspondente ao Estatuto dos Trabalhadores Estudantes. Para o caso de ainda não terem, leiam-na com calma, porque é importante saberem o que regula o vosso estatuto.


Brevemente irei colocar aqui a legislação respeitante aos atletas de alta competição, aos alunos portadores de algum tipo de deficiência, entre outras importantes. Prestem atenção às que vos dizem respeito e leiam...durante as férias!

BOAS FÉRIAS!!!

22 de julho de 2009

FPC: Balanço de Classificações de 1ª e 2ª Épocas

Comunicado do Prof. Frederico Marques:

Caros Alunos,

Feito o balanço das avaliações no final das duas épocas de avaliação registamos que, apesar das modificações introduzidas na disciplina neste ano lectivo, o sucesso escolar não melhorou: manteve-se idêntico para os alunos que estão a realizar a disciplina pela primeira vez e baixou no caso dos alunos que estão a repetir a disciplina.

Estamos obviamente muito preocupados e interessados em auscultar os alunos para compreender as causas desta situação. Pretendemos começar esta auscultação desde já no tempo de consulta dos exames em 24 Julho e continuar estes esforços em Setembro e durante o primeiro semestre. A vossa participação é essencial para que possamos compreender e melhorar esta situação.

Agradecemos a vossa colaboração.

21 de julho de 2009

FPC: Notas detalhadas/ Info. Revisão Exame

Lista das Notas Aqui (pass: fpc09)

Para os alunos que desejarem consultar o seu exame realizar-se-á um tempo de atendimento especial na próxima sexta-feira 24 de Julho. A consulta será feita em três horários (15h, 16h e 17h) e incluirá a correcção em grupo de todo o exame. Será por isso importante que cheguem a horas a um destes períodos e que façam uma pré-inscrição para que possamos desde logo ter o vosso exame disponível. Os períodos de consulta decorrerão nas salas 3 e 4, sendo feitos separadamente por parte teórica e parte prática.

Pré-inscrição para consulta de prova aqui!!

Para os alunos que não possam vir nestes horários será realizado um outro tempo de consulta e de atendimento de dúvidas no início do Mês de Setembro.

A data do exame está marcada para dia 11 de Setembro ás 10 horas!!

19 de julho de 2009

Calendário Lectivo 2009-2010

(clicar para aumentar)

O calendário ficará disponivel na barra lateral do blog.

17 de julho de 2009

Apelo: Não Abandone o Seu Animal

«O abandono de um animal é um acto cruel e degradante».


É o que diz o artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos do Animal. E com as férias à porta, o número de animais abandonados sobe exponencialmente, apesar de ser uma realidade silenciosa durante o ano. As diferentes associações de defesa dos animais registam os casos observados ao longo do tempo e concluem que apesar de todas as campanhas já realizadas, dos apelos sem conta, o número de cães abandonados está a aumentar. O ano passado foi considerado o pior ano em números de animais abandonados, mas este promete ultrapassar o anterior. Apesar da nova legislação obrigar a aplicação de um dispositivo electrónico de identificação em todos os cães nascidos a partir do dia 1 de Julho último, não se espera que este tenha reflexo no número de animais abandonados ainda este ano. A tendência de subida começou a esboçar-se em 2006 e não parou mais. Todos os canis estão cheios de animais abandonados, não havendo espaço para mais nenhum. Esta sobrelotação a nível nacional foi atingida desde Maio e que permanece, ou seja, o cão está a tornar-se num bem descartável e não só em Agosto, mas em todos os meses do ano, deixando o abandono de ser um fenómeno sazonal — os cães continuam a ser mais abandonados no Verão, mas esta situação passou a ser permanente na sociedade portuguesa por estes tempos.

As crescentes dificuldades económicas de muitas famílias portuguesas poderão explicar, em parte, este pico de abandonos. Há pessoas a trocarem as vivendas por apartamentos, a irem à procura de trabalho para o estrangeiro — em geral, vive-se com menos dinheiro. O abandono é um sintoma de crise, mas não apenas económica. Talvez uma crise de valores de um modo geral.

Na ausência de estatísticas oficiais, as associações têm os seus próprios indicadores. Entre os que abandonam, existem os "conscienciosos", ou que o tentam ser. São os que telefonam primeiro para os canis a pedir para receberem os cães. As desculpas são comuns — Vão desde alergias às ausências para o estrangeiro. Quem entrega os animais quase nunca diz que ele é seu. Dizem que encontraram o animal na rua ou que era de um amigo.

Outras chamadas são mais directas e afirmam peremptoriamente que vão de férias muito em breve e que não podem ficar com o cão! Alguns abandonam os animais no portão dos canis; outros são atirados por cima da vedação, mesmo que tenha dois metros de altura. E acreditem que há quem abandone os seus antigos amigos em plena auto-estrada, ou nalguma via rápida com a eminente probabilidade de atropelamento e causa de acidentes graves.

O número crescente de cães de raça pura entre aqueles que são deitados para a rua é uma das novidades desta nova vaga. O sangue azul já não os salva. Talvez porque a manutenção destes animais é habitualmente mais dispendiosa do que a de um rafeiro. É uma explicação, mas há outras. As notícias sobre as raças perigosas têm tido efeitos dramáticos, como já se previa; entre os abandonados com pedigree, avultam os pitbull e os rottweiler. Por outro lado, os cães são também, para certas pessoas, um fenómeno de moda — quando esta passa, troca-se de animal. Aconteceu, por exemplo, com os dálmatas.

Segundo as associações de defesa dos animais, a sucessão vertiginosa de abandonos ameaça rebentar com a reduzida estrutura de apoio existente no país, a maior parte a cargo de associações que vivem sobretudo de algumas poucas doações e do trabalho de um reduzido número de voluntários.

Um cão que entra num canil municipal, recolhido na rua, tem uma esperança de vida de sete dias. É o tempo legal para ser reclamado. Findo este prazo, é abatido. O principal trabalho de muitas associações de defesa dos animais é o de tentar evitar que este destino se cumpra, sobretudo, por via de campanhas de adopção. E os números são sempre impressionantes. Uma só associação já salvou cerca de mil cães em 3 anos. Alguns canis municipais tentam protelar o abate, mas como as instalações estão agora permanentemente cheias, aceleram o processo cumprindo o prazo legal de 7 dias. Isto reflecte as duas faces da mesma moeda: por um lado aumentam os abandonos e por outro, as adopções também estão em queda livre.

Quando se adquire um animal de estimação é preciso pensar bem. É uma acção que, para além de exigir uma dedicação «para a vida», implica muitas despesas.

Com o sol à porta, as responsabilidades e as preocupações são postas de lado e o que interessa é descansar, trabalhar para o bronze e sair com os amigos. Mas há responsabilidades que não podem ser ignoradas e os animais de estimação são uma delas.

Calcula-se que existem 18 mil animais abandonados em Portugal.

ESTE VERÃO, NÃO DEIXE O SEU MELHOR AMIGO PARA TRÁS!!!

Obrigada Ana Paiva!!

Métodos Computorizados de Investigação em Psicologia

Comunicado do Prof. Paulo Ventura:

"A UC de Métodos Computorizados de Investigação em Psicologia não irá funcionar no ano lectio de 2009-2010. São dois motivos principais que me levaram a esta decisão: não estarem reunidas todas as condições materiais para o seu funcionamento e o facto de julgar não ser este o projecto mais aliciante neste momento. Estou disponível, no entanto, para fazer um acompanhamento na programação de investigações em computador para os discentes interessados. Estou também disponível para acompanhar um grupo de discentes em projectos de investigação (nossos e vossos) na área da psicologia cognitiva. Podem fazer uma lista dos discentes interessados nesta ideia e enviar-ma (com contactos) até Setembro? Muito obrigado.

Mais informo que o projecto que me parece mais aliciante é o de uma UC de projecto de investigação em que os discentes participam activamente em investigações. Esta possibilidade está contemplada nos regulamentos do Mestrado Integrado. Como o MI está a ser alvo de avaliação e ssa UC só poderá funcionar no ano lectivo de 2010-2011. "

Assim, peço que quem estiver interessado em participar envie um e-mail para psicologiafpce1@gmail.com inscrevendo-se, deixando o contacto de e-mail, até setembro, para depois enviar a lista para o professor Paulo Ventura.

16 de julho de 2009

Exame Temas de Biologia 1ª Época

(Fonte: Blog 2º Ano)

Programa de Ciência Cognitiva

Da parte do Prof. Frederico Marques, aqui fica a divulgação da 2ª Fase de Candidaturas ao programa:

A Ciência Cognitiva ocupa-se do estudo interdisciplinar da cognição --- comportamento, mente e cérebro --- combinando conceitos, métodos e ideias de várias áreas da Psicologia, Neurociência, Biologia evolutiva, Linguística, Filosofia, Antropologia e outras ciências sociais, e através da aplicação de métodos da Ciência da Computação, Matemática e Física.

Os Programas de Mestrado e Doutoramento em Ciência Cognitiva são cursos inter-faculdades, organizados conjuntamente pelas Faculdades de Ciências, Letras, Medicina, e Psicologia e Ciências da Educação.
A segunda fase de candidaturas para o ano lectivo de 2009/2010 está aberta a partir de 13 de Julho de 2009 a 4 de Setembro de 2009.

Mais informações:

Mestrado: http://www.mest_ciencia_cognitiva.di.fc.ul.pt/

Doutoramento: http://www.dout_ciencia_cognitiva.ul.pt/

11 de julho de 2009

Aula de Comportamento Humano e Ambiente

Aula de Cha: Atitudes e Comportamentos Ambientais

O professor Rui de Carvalho reparou que esta aula não se encontrava no site da cadeira de CHA e sendo assim, disponibilizou-a para colocar no blog.

Obrigada Liliana!

Jantar de Final de Ano - Psicologia e CE!!

Olaaaaaa!! Espero que os exames e os trabalhos estejam a correr bem a todos

O jantar de final de ano vai realizar-se no dia 16.Julho (5ª feira), às 20h, no Cinderela (indicações abaixo).

(clicar para aumentar)

Avenida Forças Armadas 22
Entrecampos
Lisboa

Quem não souber ir ter ao Cinderela pode ir ter à porta faculdade por volta das 19h30.

Jantar: 10€
-Entradas
-1 Prato
-Bebida à descrição
-Sobremesa
-Café (??)

Existe uma lista das pessoas que vão, essa lista encontra-se com o Cristiano e com o Jorge. Se quiserem ir e ainda não tiverem dado o nome, têm de o fazer até 2ª feira, visto que eles vão marcar mesa na 3ª feira!! Para darem o nome para a lista, podem enviar um e-mail para psicologiafpce1@gmail.com deixando o nome COMPLETO!
Os alunos dos outros anos também quiserem ir, podem ir, não é exclusivo do 1º Ano!

É um jantar de final de ano, não há formalidades, está calor, não é suposto trajarem. =P

10 de julho de 2009

Gripe A

Bem sei que este post não tem directamente a ver com o blog, mas visto que este assunto nos afecta a todos, e que recebi este e-mail, resolvi postar aqui este documento PDF onde estão descritos os sintomas, bem como as medidas preventivas a tomar, e as medidas a tomar quando existe suspeita de infecção.

Documento PDF - Prevenção da Gripe A

Bom estudo! Já falta pouco para as férias!! =D

Perguntas de Comportamento Humano e Ambiente - 2ª Época

Perguntas de 2ª Época de CHA - inclui regras de formatação bem como penalizações (clicar)

Data de entrega:
- 17 Julho de 2009, até 12h20

6 de julho de 2009

Notas de CHA

Comunicado do prof. Rui de Carvalho:

"O prof. Palma, a Sílvia e eu conversámos sobre isso e decidimos dar as notas apenas por email. Por questões de privacidade de cada aluno, que podem não querer ver as suas notas discriminadas, colocadas na internet."

Assim sendo, para saberem a vossa nota, enviem um e-mail para o professor Rui de Carvalho.

Obrigada Lili!

Notas de P. Aprendizagem

As notas já se encontram disponíveis no NetP@ desde manhã!! Espero que tenha corrido bem!!!

Bons exames e trabalhos para todos!!

Informação: CHA

Informação retirada do blog do 2º Ano:

"Como sabem os alunos que não entregaram um dos dois (ou os dois) componentes - resposta à questão e trabalho de grupo - de avaliação de Comportamente Humano e Ambiente não terão acesso à sua avaliação através do netp@. Mas, não se preocupem que os professores enviam-me a "pauta". "

A dita "pauta" depois será colocada aqui no blog também!

Bons exames e trabalhos para todos!!

4 de julho de 2009

Notas de P. Aprendizagem

Em resposta ao e-mail que eu enviei questionando quando iam sair as notas de PA, a profª. Alexandra Barros respondeu o seguinte:

"Nós lançámos a pauta com as notas na sexta feira de tarde (algures entre as 5 e as 6). Simplesmente, como a secretaria fecha às 4(!!!) e é preciso ir à secretaria assinar a pauta, as notas não vos aparecem na net. Segunda vou logo à abertura da secretaria, assiná-la para vocês terem acesso.

Cumprimentos
Alexandra Barros"

Aviso - Mail de Turma!

O e-mail fpce1ano@gmail.com cuja palavra passe foi distribuida a todos os alunos do 1º ano, irá ficar disponivel até ao fim da Época Específica de Exames.

Por isso deixo aqui o meu apelo: Não apaguem nada do e-mail de turma!! Porque há colegas que ainda vão realizar exames em Época Específica!!

Após a Época Específica de Exames, caberá aos futuros delegados de ano decidir se acabam com o e-mail de turma ou se o mesmo irá continuar aberto.

Aviso - Materiais contidos no blog

Todos os materiais (aulas, trabalhos, artigos, etc...) contidos no blog irão ficar disponiveis até ao fim da Época de Exames Específica!!

Se tiverem alguma dificuldade em retirar os materiais do blog, deverão enviar um e-mail para psicologiafpce1@gmail.com e eu responderei assim que possível.

Aviso - Notas de PA

Como já todos sabem, existe um atraso no lançamento das notas de Psicologia da Aprendizagem.
Senti necessidade de deixar aqui esta mensagem visto que andam a especular muitas coisas, demasiadas até, no chat do blog, portanto até agora aqui fica a informação que temos:

Segundo se sabe, não houve nenhum problema com os exames, os exames estão corrigidos, somados, só falta mesmo lançar as notas. Ontem houve um problema com o Netp@, alguns professores tiveram dificuldades no lançamento das notas, não sabemos se é devido a isso ou não que as notas estão atrasadas.

Em principio as notas deverão sair na 2ª feira. Mas de qualquer das formas eu enviei um e-mail à professora Alexandra Barros e assim que ela me responder eu actualizo a informação neste post.

Tenham calma por favor!

Psicologia Positiva

A professora Helena Marujo estará na próxima 2ª feira, a partir das 15h, no seu gabinete para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas com as notas de Psicologia Positiva.

(Fonte: Blog 2º Ano)

3 de julho de 2009

Workshops: Comunicado da AE

Continuamos com certificados de Workshops que não foram levantados depois do mesmo. Assim, pedimos às seguintes pessoas que os venham buscar quando tal for possível:

Workshop Língua Gestual:

Inês Custódio dos Santos
Marisa Videira
Catarina Santos
Ana Rita Maia
Ana Carla Nunes

Workshop Palhaço Interior:

Delmira Sousa
Débora Lopes
Ana Sofia Lima
Katharina Lenz

Obrigada!

Boas férias ou estudo, se for caso disso!

Bárbara Coutinho

2 de julho de 2009

Exame Temas de Genética 1ª Época



(clicar nas imagens para aumentar)

(Fonte: Blog 2º Ano)

Fundamentos - Exame 2ª Época!!

Pré-inscrições para Exame de 2ª Época!!

Os alunos inscritos na disciplina de Fundamentos de Psicologia Cognitiva que desejam realizar o exame da cadeira em 2ª época deverão pré-inscrever-se a partir do site até dia 12 de JULHO. Se for caso de melhoria deverá também pré-inscrever-se (para além de inscrição formal nos serviços académicos ). Inscrições aqui

(Fonte: Site FPC)

1 de julho de 2009

Pedido de Colaboração

"Caro estudante,

O Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto encontra-se, actualmente, a desenvolver um projecto de investigação sobre o modo como as pessoas se relacionam e as formas como lidam com os desafios do mundo actual.

Solicitamos a sua colaboração neste estudo, preenchendo o questionário disponível através do link http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=ckxvVUY1TXhWYlduaFNjN0pVY3djT1E6MA

O questionário dirige-se a Estudantes do Ensino Superior ou Estudantes de Cursos de Especialização Tecnológica. O seu preenchimento é relativamente rápido.

Agradecemos, desde já, a sua colaboração! Os dados recolhidos são anónimos e rigorosamente confidenciais, sendo utilizados exclusivamente para efeitos estatísticos de pesquisa.

Caso queira colocar algum comentário, dúvida ou questão, por favor contactar: fpceup.questionario@gmail.com
Atentamente,

Lara Pacheco"