31 de maio de 2010

Psicologia Positiva - T14

Boa noite a tod@s!

- Nesta última aula não foram disponibilizados slides já que, à semelhança de outras semanas anteriores, tivemos convidados a falar-nos das suas experiências na aplicação da Psicologia Positiva no desenvolvimento dos seus projectos:
. Psicóloga Fátima Perloiro, que nos falou da intervenção para a mudança no Colégio S.João de Brito pela metodologia World Café;
. Frederico Vital, fundador do projecto Terra dos Sonhos.

- Relativamente à avaliação, fica aqui um "pequeno" resumo referente aos componentes da avaliação.

-> Como sabem, deverá ser realizado um trabalho final (pode ser realizado individualmente ou em grupo) sobre um dos temas da Unidade Curricular. Quanto ao número de páginas do trabalho, depende do número de elementos do grupo que deverá ter cerca de 4/5 págs por pessoa (ou seja, 4/5 págs x nº de pessoas no grupo).
Como também já aqui foi referido algumas vezes, a estrutura deverá ser semelhante à de um artigo científico contendo os seguintes parâmetros: Título; Abstract/Resumo; Palavras-chave; Introdução ao tema; Desenvolvimento do tema; Conclusão e Bibliografia.

-> Deve ser ainda entregue um portefólio com as 12 tarefas (13 se contarem com a avaliação da UC embora essa não faça parte do portefólio) lançadas ao longo das semanas (que podem não estar exactamente pela ordem referida, o importante é que estejam todos os exercícios presentes). Mais uma vez, recordo que NÃO é necessário constar no portefólio qualquer tipo de informações de carácter pessoal/ íntimo, APENAS é pedido que constem as reflexões. Assim, elementos como a Lista das 3 Bençãos Diárias, a Carta de Gratidão, a Carta de Perdão ou mesmo o Genograma Familiar são de entrega facultativa podendo ser entregue apenas a reflexão sobre estes elementos.

Deixo aqui uma lista com as 12 tarefas pela ordem em que foram lançadas:
1) 3 Bençãos diárias
2) Poema/ texto/ letra de música inspirador que reflita o sentido da própria vida + justificação/comentário;
3) Fazer algo que me deixa feliz - actividade promotora de emoções positivas centrada no indivíduo;
4) Fazer algo que leva felicidade a outros - actividade promotora de emoções positivas centrada nos outros;
5) Carta de Gratidão;
6) "Good Consumerism" - ida a mercado/feira/praça e supermercado/grande superfície e comparar as interacções entre as pessoas;
7) Escrever um texto sobre "Eu no meu melhor": quando me senti melhor por ser quem sou e como sou?
8) Responder às 4 questões sobre as Positive Nations;
9) Carta de Perdão;
10) Escrever um texto sobre: "Será que levo uma vida que vale a pena ser vivida?"
11) Genograma Familiar (uma colega referiu a possibilidade de fazê-lo com o programa Genopro 2007 gratuito durante 15 dias; não é necessário incluir conflitos, etc., devendo sim, ser atribuído a cada elemento aquelas que consideram ser as suas forças e virtudes; o Genograma propriamente dito não tem que ser entregue obrigatoriamente, sendo apenas necessário constar a reflexão sobre a realização do mesmo);
12) Ver e comentar um dos videos do TED

(Para mais informações sobre cada tarefa, por favor, leiam os posts das semanas anteriores onde cada uma delas está explicada mais pormenorizadamente. Por ser de carácter facultativo, a tarefa lançada na aula do Dr. Manuel Forjaz não está mencionada na lista nem é necessário fazer parte do portefólio.)

-> Foi ainda pedido que seja escrito um texto onde avaliem a UC de PP: análise face aos aspectos teóricos, pedagógicos, associados à avaliação e seu impacto pessoal, ao programa da cadeira e ao que foi ministrado, etc. (Esta tarefa pode ser ANÓNIMA e entregue fora do portefólio).

Ambos os elementos devem ser entregues até dia 11 de Junho (1ª fase) ou 8 de Julho (2ª fase). Não há qualquer problema de entregar um dos elementos na 1ª fase e outro na 2ª (devido às preferências dos grupos) lembrando que a nota apenas sairá após a entrega e avaliação de ambos os elementos.

O portefólio e o trabalho podem ser entregues em mãos ou deixados nos cacifos dos professores até (e durante) os dias designados. (Respondendo a uma questão que aqui foi deixada, não, o portefólio não pode ser entregue por mail)

Para ser mais fácil proceder à classificação os professores pedem que conste o nome completo e número do aluno tanto no trabalho como no portefólio.

Espero ter esclarecido todas as dúvidas, se algo não estiver suficientemente explícito, ou caso surja alguma questão adicional (ou mesmo se notarem que está algo em falta) enviem mail que perguntarei aos professores e esclarecerei a questão.

Bom trabalho a tod@s! =)

Rita Oliveira

Aula de Psicologia Social

Amanhã não haverá aula teórica de Psicologia Social.

Tiago Cabaço

Open Space - Já abriu!


Participação em Investigação!

"Juntamente com 3 colegas vossas do 5º ano, a realizar a sua dissertação de mestrado sob a minha orientação, vamos realizar nas próximas semanas a recolha de dados para os estudos conducentes a essas dissertações. Gostaríamos por isso de convidar todos aqueles que quiserem colaborar nessa recolha, que será feita através do preenchimento de questionários, nas datas e salas indicadas abaixo.

Por uma questão de equilíbrio da amostra, gostaríamos que cada um, se possível, recrutasse pelo menos 2 pessoas, uma do sexo feminino, outra do masculino. Uma dessas pessoas podem ser vocês próprios, mas isso não é obrigatório, podem enviar-nos 2 pessoas que não sejam vocês. E se não puderem trazer mais ninguém, a vossa colaboração é mesmo assim bem-vinda. As pessoas podem vir na mesma ocasião ou em ocasiões diferentes, mas precisam de ter todas pelo menos 18 anos. Os questionários serão obviamente anónimos e confidenciais.

Para a próxima semana vão estar disponíveis as seguintes datas:

2ª (dia 31) 12-14h, sala 4
3ª (dia 1) 10-12h, sala 2
3ª (dia 1) 17-19h, sala 9
4ª (dia 2) 16-18, sala 18 (na zona de clínica dinâmica)

Vai haver mais datas nas semanas seguintes (já durante a época de exames), que serão anunciadas logo que possível. Espera-se que o preenchimento não demore mais de 20-25 minutos. Por isso, não é necessário vir logo ao princípio do período indicado. É possível chegar a qualquer hora, desde que ainda dê tempo para acabar de preencher dentro desse período."

Muito obrigado,

João Moreira
Júlia Mader
Mónica Rocha
Rita Monteiro

Neuropsicologia Cognitiva - Aula extra

Aqui

Tiago Cabaço

Psicolinguística Cognitiva - Aula extra

Aqui

Tiago Cabaço

29 de maio de 2010

2ª Pergunta de Neuropsicologia Cognitiva

Perguntas para escolher e indicações - aqui

Referencias:

1ª pergunta - aqui

2ª pergunta - ainda não estão em pdf

3ªa pergunta - não tenho nenhumas disponíveis


Tiago Cabaço

2ª Pergunta de Psicolinguística Cognitiva

OPTATIVAS E INDICAÇÕES - aqui

Em relação às referências:

segmentação da fala (aqui)

Influência da ortografia no reconhecimento da palavra falada (aqui)

AVISO! - Actualização do Blog

A minha ligação à internet está com alguns problemas e por isso está-me a ser dificil fazer o upload dos seguintes ficheiros:

Perguntas de Psicolinguística Cognitiva e Neuropsicologia Cognitiva e respectivas bibliografias;

Aulas extra de Psicolinguística Cognitiva e Neuropsicologia Cognitiva;

Aula de teórica de Introdução a Psicologia do Envelhecimento.

Peço desculpa pelo incómodo que esta situação vos possa causar.

Tiago Cabaço

Conclusões da RGA de dia 27 de Maio

"Na sequência da Reunião Geral de Alunos (RGA) de hoje, Dia 27 de Maio de 2010, vimos, por este meio, informar todos os estudantes acerca da Comissão de Praxe para o Ano Lectivo de 2010/2011.

Como decidido na supra-citada, o regulamento eleitoral para a constituição da Comissão de Praxe 2010/2011 é o seguinte:

Dia 1 de Junho - Entrega de Listas Candidatas à Comissão de Praxe;
Dia 2 de Junho - Campanha Eleitoral das Listas;
Dia 3 de Junho - Dia de Reflexão;
Dia 4 de Junho - Eleições e Tomada de Posse.

Comunicamos, também, que a Lista eleita terá que entregar, aquando do seu início de funções, ou seja, no início do Ano Lectivo 2010/2011, os seguintes documentos:

Proposta de Regulamento da Comissão de Praxe;
Outros (Código de Praxe, etc.).

A entrega das Listas será feita nas instalações da AEFPCE-UL, pelo que deverão constar os nomes, Nº de aluno e Nº de B.I. organizados segundo uma estrutura hierárquica de responsabilidade.

Sem mais de momento,
Saudações Académicas,

Diogo Martins
(Presidente da D'AEFPCE-UL)"

Psicologia Positiva

Olá a tod@s,

Na próxima 2a feira será a última aula de Psicologia Positiva. Há muitas pessoas que sentem que esta UC modificou muito a forma de olhar o mundo e que gostavam de agradecer aos professores.
Nesta perspectiva, surgiram algumas ideias que nos parecem interessantes. Por isso:

- Haverá um grande postal que TODOS poderão assinar;

- E uma flor/planta para oferecer aos professores (quem estiver interessado pode contribuir para os gastos, mas mesmo que não o façam, podem assinar o postal! Se quiserem contribuir dirijam-se a uma das representantes da UC).

Beijinhos e bom fim-de-semana
Inês X. Reis"

Aqui fica a proposta. Quem quiser participar, bastará dirigir-se a mim ou à Inês =).
Bom fim-de-semana a tod@s,
Rita Oliveira

28 de maio de 2010

Temas de Genética Humana - AVISOS e Trabalhos Práticos

AVISOS - aqui

Temas alunos perguntas 2010 - aqui

P1 - Tema 11 - Longevidade e Genética

P1 - Tema 12 - Doenças Psiquiátricas e Genética

P1 - Tema 12 - Atraso mental

P1 -Tema 3 - Genética Forense

P1- Tema 13 - Genética e personalidade

P1 - Tema10 - Diversidade genética

P2 - Personalidade Reportagem BBC (maior)

P2 - Tema 3 - Genética forense

P2 - Tema 10 - Diversidade genética entre populações

P2 - Tema 13 - Genética e personalidade

P2 - Tema 11 - Longevidade e Genetica

P2 - Tema 12 - D.psiquiátricas,atraso mental

P3 - Tema 3 - Genética Forense

P3 - Tema 10 - diversidade Genetica entre populações

P3 - Tema 12 - D.psiquiátricas

P3 - Tema 13 - Genética da Personalidade

P3 - Tema 11 - Longevidade

P3 - Tema 12 - Atraso Mental

P3 - Genética e Linguagem

Obrigado Íris!

Bom trabalho

Tiago

ps: se detectarem algum erro avisem para corrigirmos a situação.

Pergunta de Psicologia Social - Referências Bibliográficas

Aqui fica a indicação das referências pelo próprio professor:

"As Referências para a pergunta são Tversky & Kahneman (1974) – o artigo original; Sherman & Corty (1984) – um longo cap. de revisão…não será para ler tudo mas para consulta é muito immportante; podem tb ler Griffin, Gonzalez & Varey (2001) um cpa. Do Blackwell Handbook of Social psyhcology. Podem ainda consultar a introdução teórica da minha tese de Doutoramento “automaticity and cognitive control: a dual process approach to judgment under uncertainty” (está na bibioteca)"

Tiago Cabaço

Psicologia Social - T8

Aqui fica a última aula teórica de Psicologia Social.

Tiago Cabaço

Neuropsicologia Cognitiva - T9

Aula teórica de Neuropsicologia Cognitiva - 27 de Maio.

Obrigado Elisabete e Zé!

Tiago

Neuropsicologia e Psicolinguística Cognitiva - Experiência

Informam-se os alunos de Psicolinguística Cognitiva e Neuropsicologia Cognitiva que vão ser colocadas folhas de inscrição para a realização de uma nova experiência no placard do laboratório de psicologia experimental.

Porém, esta experiência pode ser realizada pelos alunos que não se inscreveram em qualquer experiência até agora ou por aqueles que realizaram apenas uma experiência.

Deve-se referir que para que se possa obter o crédito nas duas disciplinas é necessário realizar uma experiência por disciplina. Assim, só as pessoas que não realizaram uma experiência para Psicolinguística e/ou Neuropsicologia é que se podem inscrever.´w!

Obrigado Zé!

Psicologia Social - Dados do Trabalho de Grupo (CORRIGIDOS)

Aqui estão os dados corrigidos.

Obrigado Elisabete e a quem nos avisou do erro.

Tiago Cabaço

27 de maio de 2010

Antropologia - informação sobre a pergunta

A pergunta de antropologia será lançada no dia 9 de Junho. Além disso, às 17h (hora decidida por votação em aula) desse mesmo dia a professora combinou à porta do anfiteatro para dar mais informação e dúvidas.

PDCA - trabalho

Trabalho sobre Entrevista de Estratégias de Negociação da turma P4

Pedimos mas uma vez que enviem os vossos trabalhos. Parece que alguns trabalhos de perderam na caixa de correio uma vez que são duas pessoas a gerir o blog. Se os enviaram e não estão aqui, por favor façam-no de novo. Obrigada!

Psicologia Social - documento de apoio ao trabalho

Encontra-se aqui um documento de apoio ao trabalho de Psicologia Social divulgado pelo professor Mário.

Obrigadíssima Raquel!

26 de maio de 2010

Psicologia Social - 2ª pergunta!


Qual a importância dos "erros" de inferência causal que as pessoas tipicamente cometem para o estudo do julgamento em condições de incerteza?

Aguardem mais informações sobre a pergunta, nomeadamente sobre a bibliografia a utilizar!

PDCA - trabalho

Trabalho sobre a Prova de Seriação da turma P4

Ajuda - Ficheiros em Falta!


Precisamos da vossa ajuda!
Como sabem o semestre está a chegar ao fim. Com o aproximar da época de exames e entrega de trabalhos vamos ficar com menos tempo para actualizar o blog. Pedimos a vossa ajuda na preparação do blog para o fim do semestre, ou seja, para colocar tudo em ordem atenpadamente.
Muito provavelmente está muita coisa em falta e o trabalho de colocar tudo aqui ficará facilitado se nos ajudarem.

Assim, pedimos que nos avisem quais as aulas/trabalhos e outros ficheiros em falta!
Quando possível, agradecemos também o envio desses mesmos documentos.

Enviem e-mails para o psicologiafpul@gmail.com!

Pedimos que sejam explícitos avisando em concreto o que está em falta (ex: "falta a aula X da cadeira X" e não apenas "estão a falta aulas de X")

Agradecemos desde já a vossa ajuda e tolerância!
Bom trabalho!

PDCA - lista de presença das aulas práticas da professora Sara Bahia

"Com algum atraso, aqui vai a lista de presenças nas minhas aulas. Tinha 3 folhas sem data e sem turma junto dos primeiros exercícios que me fizeram. Assumi serem dessa semana, embora não tenha uma das folhas de presenças doa semana de 23. Por isso, peço que corrijam se houver qualquer equivoco. Houve também alguma dificuldade com dois ou três nomes e apelidos idênticos, sem número! Por isso, vejam se corresponde às vossas presenças e nos casos em que houver dúvidas, peçam-me esclarecimentos.
um abraço
sara bahia

Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento

Aula teórica de Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento - A velhice do ponto de vista dinâmico

Obrigada Ana!

Introdução à Psicologia do Envelhecimento - T11

Aula teórica de IPE (T11)

Obrigada Ana!

Psicofisiolofia - T11 e aviso

Aula T11 de Psicofisiologia

Informação sobre o exame:
"Segundo a informação que a professora deu ontem na aula o exame irá realizar-se dia 22 de Junho. Podem aparecer junto do gabinete da Professora a partir das 10h00m. Quem não aparecer neste dia tem a oportunidade de aparecer na semana de 28 de Junho a 2 de Julho. No entanto, a Professora irá, posteriormente, afixar uma folha com a distribuição dos alunos por ordem alfabética para esses dias. Uma vez que não somos muitos alunos na cadeira, a Professora não irá certamente precisar dos 5 dias da semana, ou seja, durante essa semana irão realizar-se exames mas não necessariamente durante os cinco dias. Em caso de dúvidas contactem a Prof."

Obrigada Bárbara!

Psicologia Positiva - T13

Olá a tod@s!


- A aula desta semana contou com a presença de duas convidadas (cujos slides das apresentações não estarão aqui disponíveis, no entanto, deixo a informação para quem quiser pesquisar um pouco mais sobre estes projectos):

  • A Psicóloga Ressurreição Monge que apresentou o projecto de investigação "Educar nas Virtudes - Programa de Prevenção para Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico";
  • E a Doutora Adelaide Claudino com o tema "Auto-compaixão, mindfulness e auto-regulação emocional";


- A tarefa desta semana consiste em ver e reflectir sobre um destes três vídeos do "TED - Ideas worth spreading"


(Todos os vídeos têm legendas em português (Brasil), basta seleccionarem a opção "Subtitles Available in" logo abaixo do vídeo)

Nota: A reflexão pode ser sobre um dos 3 vídeos ou sobre outro que achem que tem a ver com a UC de Psicologia Positiva. Para as pessoas que estiveram no TEDx, se preferirem, podem fazer a reflexão sobre uma das talks presenciadas.

- Ficam ainda disponíveis os slides desta aula (que contém uma síntese/ lista relativa à avaliação da Unidade Curricular, com os trabalhos que devem constar no portefólio, as características desses trabalhos, informações sobre o trabalho teórico e ainda um slide relativo à estrutura das aulas de Psicologia Positiva).


- Recordo, mais uma vez, que as datas para entrega do Portefólio e do Trabalho Final são dias 11 de Junho e 8 de Julho (1ª e 2ª fase respectivamente).


Desejos de uma semana cheia de optimismo ;)!

Rita Oliveira

Temas de Biologia - trabalhos

Temas de Biologia - sebenta

Aqui têm uma sebenta de Temas de Biologia (retirada do blog do 3º ano). Como já sabem as sebentas podem sempre ter erros, além de que esta está um pouco desactualizada porque alguma matéria já não sai em exame.
Seja como for, é sempre uma ajuda ao estudo.

Obrigada João!

Temas de Biologia - exames

"Olá a todos!
Partilho aqui os exames de Temas de Biologia de 2006. Já têm alguns anos mas podem-vos ajudar de alguma maneira nem que seja para conhecer a estrutura.
Bom estudo!"

1ª fase - 2006

2ª fase - 2006

Obrigada João!

Temas de Genética Humana - trabalho

Trabalho de Temas de Genética Humana sobre Longevidade do grupo da Mara

Obrigada Mara!

Temas de Biologia - T11

Aula T1 (19 de Maio) de Temas de Biologia - Membranas Fetais e Placenta

24 de maio de 2010

Psicolinguística Cognitiva - Atendimento para os posters

"O atendimento dos posters de psicolinguística ficou para amanhã, terça-feira, das 14-16h, na sala 16.
Cumprimentos,


Paulo Ventura"

Obrigado Ana e Rita!

Tiago Cabaço

AVISO - Faltas à Experiência!

EXPERIÊNCIAS PSICOLINGUÍSTICA COGNITIVA/NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA

NO PRIMEIRO DIA DAS EXPERIÊNCIAS (SEGUNDA-FEIRA), VÁRIOS ALUNOS(AS) TÊM FALTADO.

PARA ALÉM DE ESSAS FALTAS PERTURBAREM O NORMAL DESENROLAR DAS ACTIVIADADES, AS FALTAS DEMONSTRAM UMA GRANDE FALTA DE RESPEITO PARA COM OS COLEGAS: AO OCUPAR UMA VAGA, ESTÃO A IMPEDIR OUTRAS PESSOAS DE SE INSCREVEREM.

APELA-SE A TODOS OS INSCRITOS QUE COMPAREÇAM À HORA E DIA MARCADOS.

DE QUALQUER MODO, AS FALTAS SERÃO PENALIZADAS COM O EQUIVALENTE AO DOBRO DO CRÉITO PARA PARTICIPAÇÃO.


Paulo Ventura

Inscrições para a Experiência de Psicologia Social

As folhas da experiência de Psicologia Social para os amigos dos alunos estão afixadas no placard perto do laboratório de Psicologia Social.

Bom Trabalho!

23 de maio de 2010

Psicologia Positiva - esclarecimentos sobre a tarefa do genograma

Boa tarde a tod@s!

Como surgiram algumas dúvidas em relação à tarefa desta semana (Genograma Familiar), enviei mail à prof. Helena a pedir mais alguns esclarecimentos. Segue aqui a parte da mensagem relativa à tarefa =).

"Viva!

Incluir no genograma todos os familiares significativos; isso implica tios, primos...
Para quem tem familias muito numerosas, fica a escolha ao critério da pessoa que faz o genograma, de quem integrar ou deixar de fora.

De novo lembramos que não precisam de entregar o genograma - a não ser que queiram, é uma escolha do aluno - mas sim a reflexão sobre o impacto do mesmo (o que descobriram sobre padrões positivos intergeracionais, sobre as maiores forças e vitudes da familia, do lado materno e paterno, das pessoas de quem foi mais fácil fazer a lista de forças e os que foi mais dificil, se falaram com familiares para fazer o trabalho, se ficaram curiosos em saber mais sobre algum deles, de que mais se orgulharam ao ver o produto final, que tem descendentes o que o/a fascinou nas virtudes já eventualmente transmitidas...)
Até amanhã, e tudo de bom."

Desejos de um resto de fim-de-semana muito positivo =),

Rita Oliveira

21 de maio de 2010

Psicologia Social - T7

Aqui fica a aula teórica de Psicologia Social de dia 18 de Maio.

Tiago Cabaço

Neuropsicologia Cognitiva - T7 e T8

Aqui fica o ppt das duas últimas aulas.

T7/8 - Informação Espacial

Ficam também dois artigos de preparação para a próxima pergunta:

Stanislas Dehaene, Jean-René Duhamel, Marc D. Hauser, and Giacomo Rizzolatti. From Monkey Brain to Human Brain. A Fyssen Foundation Symposium. MIT Press, 2005;

Stanislas Dehaene and Laurent Cohen. Cultural recycling of cortical maps. Neuron, 56(2):384--398, October 2007.

Temas de Genética - T10 e T11

T10 - Genética do Cancro

T11 - Ética em Genética

Obrigado Íris e Irina!

Bom trabalho!

20 de maio de 2010

Temas de Genética Humana - trabalhos

Seminário de Sistémica - Programa

Encontra-se aqui o programa do Seminário de Sistémica, organizado pelas alunas de 5º ano de Psicologia Sistémica, a realizar no dia 28 de Maio.

Temas de Biologia - T10

Aula T10 (12 de Maio) de Temas de Biologia - Embriologia do Sistema Nervoso:
PPT (zshare)
PDF

Experiência de Psicologia Social

"(...) a experiência fica dia 1, 2 e 4 de junho. Lanço a folha de inscrição no dia 25, terça feira. A experiência é obrigatória para quem quiser ter a bonificação de contar a nota da melhor pergunta individual. Nesta experiência devem trazer um amigo, mas cada aluno deve inscrever-se com o próprio nome.

Cumprimentos sofia"

Bom trabalho!

Tiago

Notas da 1ª Pergunta de Psicologia Social

Aqui ficam as notas à primeira pergunta.

Bom estudo!

Tiago Cabaço

19 de maio de 2010

Apoio a uma Investigação - participação num questionário online

Caros colegas,

no âmbito da nossa Tese de Mestrado, na área de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Integrativa, estamos a conduzir uma investigação que pretende verificar algumas características essenciais para o ajustamento psicológico em crianças e adolescentes. Essas características, como os esquemas e pensamentos automáticos, podem ser de grande importância para a prática psicoterapêutica, sendo que um maior conhecimento sobre estas áreas irá fornecer ferramentas úteis para o processo terapêutico.
Como tal, gostaríamos de pedir a vossa colaboração para recolhermos uma amostra entre os 16 e os 18 anos, que possibilite um estudo mais aprofundado das áreas citadas.
De seguida encontra-se um link, onde estão os questionários utilizados nesta investigação.


Agradecemos que distribuam este link pelos vossos contactos, de forma atingirmos a faixa etária desejada. Se tiverem familiares e amigos que preencham o critério, e que estejam disponíveis para participar, agradecemos imenso a ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Marta Marchante
Diana Teixeira

Psicologia Positiva - T12

Boa tarde a tod@s!

- Relativamente a esta semana não estarão disponíveis os slides da aula, visto que esta foi maioritariamente dedicada à partilha de experiências profissionais (e respectivos resultados) de vários convidados no tema da Psicologia Positiva na Educação.

Deixo aqui os nomes de cada um deles com o tema apresentado a título de curiosidade e para o caso de quererem pesquisar e procurar mais informações sobre algum dos projectos:

· Psicólogo Ricardo Silva e Prof. Inês – Projecto “Ideias Brilhantes”;

· Educadora Cristina Santos e Psicóloga Mariana Siqueira – Projecto “Educar para o Optimismo… Um Desafio para a Mudança” da Casa Pia de Lisboa;

· Psicóloga Fátima Martinho – “Um Olhar Positivo sobre a Surdocegueira” da CED da Casa Pia;

· Psicóloga Anabela Ribeiro – Projecto “Educar para o Optimismo” na CED da Casa Pia de N. Sra. Conceição;

· Psicoterapeuta David McGill – Partilha de algumas reflexões relativas à própria Psicologia Positiva.

- Como já várias vezes referido, deverá ser feito um trabalho final (4 a 5 páginas no máximo) como revisão teórica de um dos temas estudados na Psicologia Positiva.

O trabalho deve ser estruturado da seguinte forma:

· Título

· Abstract/ Resumo

· Palavras-chave

· Introdução ao tema

· Desenvolvimento do tema

· Conclusão

· Bibliografia

- As datas de entrega (tanto do trabalho como do portefólio) são dias 11 de Junho e 8 de Julho (1ª e 2ª fase respectivamente).

- A tarefa desta semana consiste em fazer um Genograma Familiar (3 gerações ou 4 - caso tenham filhos) e identificar em cada elemento da família as suas qualidades e virtudes. Podem recorrer ao modelo de Peterson e Seligman “As 24 forças do carácter” que se encontra no 28º slide da 1ª aula teórico-prática da unidade curricular, sendo ainda livres de identificar outras forças que não estejam presentes no modelo. Caso não conheçam algum dos familiares poderão perguntar a alguém que conheça/ tenha conhecido, estimulando assim a conversação com outros parentes.

Desejos da continuação de uma semana muito positiva =)

Rita Oliveira

(Peço desculpa pela demora em postar a mensagem da Rita!)

PDCA - trabalho

Trabalho sobre a Prova de Transferência de Elementos entre Colecções Correspondentes da turma P4:

Apresentação PPT
Relatório

Temas de Genética Humana

Trabalho sobre a Genética da Personalidade da turma P1
(hospedado no zshare devido ao seu tamanho)

Obrigada Bárbara!

Psicofisiologia - T11 e artigo

Psicologia Social - Avisos

As notas da primeira pergunta vão ser lançadas no dia 21 de Maio (próxima sexta-feira).

Em relação à segunda experiência, que vai de correr nos dias 1 e 2 de Junho, as inscrições irão estar disponíveis a partir do dia 25 de Maio.

Vai ser necessário trazerem um "amigo" para a experiência.

Tiago

17 de maio de 2010

Saude Mental e Isolamento Social

Programa

Seminário Caminhos e Desafios



Neuropsicologia - avisos

  • Dia 27 de maio é para trazer os poster em versão ppt o mais finalizados possível, para a professora dar uma vista de olhos.
  • Dia 7 de Junho é para fazer a entrega do poster em versão impressa, com as proporções adaptadas ao tamanho A4 e também para enviar para o email.
  • Nos dias 25 de Maio a professora vai estar no atendimento das 13h às 15h.

Psicolinguística Cognitiva - aula teórica

Aula Teórica de Psicolinguística Cognitiva do dia 12 de Maio

Psicolinguística Cognitiva - artigos 2ª pergunta

PDCA - aulas teóricas

"Os links em baixo representam as aulas teóricas 6ª, 7ª e 8ª. Após enviar um mail à prof. Sara Bahia a requerer as aulas teóricas 6ª, 7ª e 8ª foram estes os ficheiros recebidos."

Educação Sexual:
PDF
PPT

Adolescência:
PDF
PPT

Desenho:
PDF
PPT

Construção da Capacidade de Representação:
PDF
PPT

(Os ficheiros em PPT estão hospedados no mediafire devido ao seu tamanho)

Obrigada Cátia!

Introdução à Psicologia do Envelhecimento - T10

Aula teórica de IPE (T10)

Obrigada Ana Maria!

12 de maio de 2010

Psicologia Social - aula

Aula teórica do dia 11 de Maio

Obrigada Rita!

Psicofisiologia - T10 e aviso

Aula T10 (temporariamente hospedada no zshare uma vez que o google docs está a rejeitar o ficheiro)

"Como sabem, dia 13 deste mês não haverá aulas devido à visita do Papa. No entanto, a Professora Isabel Barahona disse na aula teórica que, para quem estivesse interessado, estaria no gabinete experimental disponível para fazer a observação da análise de ERPs durante o tempo das aulas práticas."

Obrigada Bárbara!

Temas de Genéica Humana - trabalho

Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento - 4º trabalho

4º Trabalho de Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento (grupo da Camila Novais) - Período Pré-Edipiano (emporariamente no zhare uma vez que o google docs está a rejeitar o ficheiro)

Obrigada Camila!

Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento - 3º trabalho

2º Trabalho de Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento (grupo da Ana Arrais) - Primeira infância
Nota: hospedado no zshare devido ao tamanho do ficheiro

(retirado do blog do 3º ano)

Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento - 2º trabalho

2º Trabalho de Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento (grupo da Inês Chiote) - Transição para a parentalidade e satisfacao conjugal:
PPT
PDF

(retirado do blog do 3º ano)

Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento - 1º trabalho

Psicologia Positiva - T11

Boa noite a tod@s!

Como sabem, a aula de Psicologia Positiva desta semana foi dada pela convidada Enf. Zaida Charepe.
Neste momento ainda não disponho dos slides apresentados na aula, mas assim que me forem enviados, tratarei de reencaminhar aqui para o blog.

Para esta semana, não foi determinada nenhuma tarefa, sendo que a da próxima será bem rica e exigente.

Saudações positivas! =)

Rita Oliveira

10 de maio de 2010

Informações de Psicologia Social!

Seguem abaixo as informações de Psicologia Social dadas pela professora Ana Sofia Santos:

"Vamos restringir os elementos de avaliação individuais de Psicologia Social a 2 perguntas de resposta individual com consulta, sendo que a 2ª pergunta será lançada na época de exames. Quem participar nas duas experiências, conta a melhor nota das duas perguntas. Quem quiser fazer melhoria em 2ª época desta parte da avaliação deverá responder a outras duas perguntas que serão lançadas na segunda época.
Quanto ao trabalho, deve ser entregue dentro do prazo, ou seja, dentro do período de aulas. Dou até dia 7 de Junho para entregarem. Este elemento de avaliação é feito durante o semestre, como vocês sabem, dai que tenham as aulas práticas livres para o realizarem, logo o trabalho tem que ser entregue até a essa data.

Esta semana realiza-se a 1ª experiência de Psicologia Social em que os alunos participam como sujeitos.
Na terça feira, dia 11, há aulas teóricas de Psicologia Social (aparentemente no resto do dia à tolerância).
Nodia 18 e 25 de Maio é o professor Mário Ferreira que dará as aulas teóricas e práticas. No dia 18, a aula prática será usada para fazer um ponto de situaçãodo trabalho prático.
Na semana de 31 de Maio a 4 de Junho realiza-se a 2ª experiência de Psicologia Social em que cada aluno tem que trazer como participante um amigo."

Restrições do Metro

Retirado do site do Metropolitano de Lisboa:

No âmbito da visita do Papa a Lisboa o Metro, por questões que se prendem com a segurança, vai circular com algumas restrições nos dias 11 e 12 de Maio.

No dia 11 de Maio, quem pretender deslocar-se ao Terreiro do Paço para assistir à missa de Sua Santidade, sugerimos que o faça faseadamente, face às restrições previstas e para evitar excessiva concentração de pessoas. As estações que melhor servem o Terreiro do Paço são a Baixa-Chiado, Cais do Sodré, Restauradores e Rossio.

Assim, e com o objectivo de minimizar as perturbações no serviço do Metro, serão tomadas as seguintes medidas:

Dia 11 de Maio

- Das 06:30 às 22:00 (hora previsível) – Linha Azul:

O troço Baixa-Chiado/Sta. Apolónia da linha Azul estará encerrado.
A circulação nessa linha só se processará, dentro desse horário, entre Amadora Este e Baixa-Chiado.

- Pelas 12:00 nas linhas Amarela e Verde:
Interrupções de circulação por um período de aproximadamente meia hora.

- Às 17:30 e às 20:30 nas linhas Amarela e Azul:
Interrupções de circulação por um período de aproximadamente meia hora.

- Das 20:30 às 22:00 (hora previsível) – Linha Verde:
Os comboios da Linha Verde passarão na estação Baixa-Chiado mas não efectuarão paragem nessa estação.

- Das 22:00 (hora previsível) ao final da exploração (01:00)– Linha Azul:
A partir das 22:00 horas prevê-se que a circulação na linha Azul retome a sua normalidade, com o serviço de passageiros restabelecido entre as estações Baixa-Chiado/Sta. Apolónia.

- Das 22:00 (hora previsível) ao final da exploração (01:00)– Linha Verde:
Os comboios da Linha Verde efectuarão paragem na estação Baixa-Chiado.


Dia 12 de Maio:

- Pelas 16:00 horas – Linhas Amarela e Verde:
Interrupções de circulação por um período de aproximadamente meia hora.

Dias 11 e 12 de Maio

Verificar-se-ão ligeiras perturbações na circulação do Metro por ocasião das deslocações do Papa na cidade de Lisboa.

A Empresa vai reforçar a oferta, especialmente nas linhas Azul e Verde, de forma a assegurar as deslocações referentes à Missa Papal.

Calendário de Exames

Já se encontra no site da FPUL o calendário de exames para este semestre:

1ª Época (1º ciclo)
2ª Época (1º ciclo)

Tolerância de Ponto

Aqui se encontra o documento oficial acerca da tolerância de ponto na parte da tarde de terça-feira (11 de Maio) e todo o dia de quinta-feira (13 de Maio).

9 de maio de 2010

Neuropsicologia Cognitiva e Psicolinguística - Experiências

A partir desta semana vão estar disponíveis no placar junto ao laboratório experimental as folhas com as inscrições para as experiências de Neuropsicologia e Psicolinguística Cognitiva.

Para uma das perguntas de Neuropsicologia Cognitiva vamos necessitar dos dados da experiência,logo, é necessário que as vagas existentes sejam preenchidas para que estas possam ser lançadas atempadamente.

Nota: à frente do vosso nome, no caso de frequentarem ambas as unidades curriculares de Neuropsicologia e Psicolinguística, escrevam o nome da que querem receber creditação.

Obrigado Zé!

Tiago

AULAS EXTRA!

AULA EXTRA DE PSICOLINGUÍSTICA COGNITIVA

A AULA EXTRA DE PSICOLINGUÍSTICA COGNITIVA TERÁ LUGAR NO DIA 28 DE MAIO, SEXTA-FEIRA, ENTRE AS 9-13 HORAS (SALA 10).


AULA EXTRA DE NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA

A AULA EXTRA DE NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA TERÁ LUGAR NO DIA 28 DE MAIO, SEXTA-FEIRA, ENTRE AS 13-17 HORAS (SALA 10).

Obrigado Zé!

6 de maio de 2010

Temas de BIologia - T9 e trabalho

Trabalho da turma P2 sobre Sexo, Género e Hermafroditismo (em ppt)
Trabalho da turma P2 sobre Sexo, Género e Hermafroditismo (em pdf)


Aula T9 (em ppt) - Desenvolvimento Embrionário do Sistema Nervoso
(em ppt)
Aula T9 (em ppt) - Desenvolvimento Embrionário do Sistema Nervoso (em pdf)

Têm aqui um site, aconselhado pela professora, com imagens animadas do desenvolvimento embrionário que podem servir como apoio.

Google Docs

O servidor do google docs continua a rejeitar os ficheiros ("server rejected") por isso, enquanto não for resolvido o problema (o que penso que acontecerá em breve) os ficheiros serão hospedados no rapidshare para que não se crie um atraso nas aulas/trabalhos.
Quando o servidor voltar ao normal trocaremos os links pelos do google docs com respectivo aviso.
Desculpem o incómodo.

Envio de Trabalhos!

Agora que já começámos as aulas com o professor João Moreira e, consecutivamente, demos início a outro tipo de provas, agradecemos que enviem os vossos trabalhos!

Enviem também os trabalhos de todas as outras disciplinas que é sempre importante para consolidar matérias! Lembrem-se que se enviarem todos na época dos exames eu e o cabaço teremos menos disponibilidade para colocar aqui tanta coisa.


Obrigada desde já!