22 de julho de 2010

Psicolinguística e Neuropsicologia Cognitiva - Notas

As notas de Psicolinguística e Neuropsicologia Cognitiva não vão ser disponibilizadas no Blog. Estas encontram-se discriminadas no placar do Laboratório Experimental.

Tiago Cabaço

Comportamento Humano e Ambiente - Notas Discriminadas 2ª Época

Aqui ficam as notas.

Tiago Cabaço

Boas Férias

19 de julho de 2010

Questionário - Avaliação das Unidades Curriculares

A todos os Estudantes da Faculdade de Psicologia,

O Conselho de Garantia da Qualidade da Reitoria vem solicitar a uma amostra de estudantes de cada Faculdade a resposta a um questionário, este ano ainda na sua FORMA EXPERIMENTAL, para avaliação da satisfação com o funcionamento das Unidades Curriculares.

O questionário relativo às Unidades Curriculares existe em duas versões: uma destinada aos docentes e outra aos estudantes. De futuro, estes dois questionários constituirão os instrumentos de avaliação utilizados nas diversas Unidades Orgânicas da nossa universidade, e será de resposta obrigatória, pelo que o seu estudo experimental constitui a oportunidade para todos participarem no seu aperfeiçoamento, não só respondendo no link que encontram abaixo, como também através de comentários, críticas e sugestões ao questionário.

As respostas deverão incidir nas Unidades Curriculares que frequentaram no 1º SEMESTRE DO PRESENTE ANO LECTIVO.

O Link onde poderão responder ao questionário é o seguinte:




No final do próprio questionário, há um espaço destinado a comentários e sugestões. Uma vez que existe limite de caracteres nesses campos, caso queiram, poderão encaminhar também comentários, criticas ou sugestões sobre o questionário para o e-mail mjafonso@fp.ul.pt.

Tomando em consideração que se prevê que a aplicação destes questionários seja generalizada já no próximo ano lectivo, é da maior pertinência e urgência que a nossa faculdade participe activamente nos trabalhos de preparação, revisão e aperfeiçoamento destes instrumentos de avaliação.

Desde já se agradece, por isso, a participação empenhada de todos.

Maria João Afonso
Comissão de Avaliação Interna
Faculdade de Psicologia
Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-013 LISBOA
mjafonso@fp.ul.pt
T. (+351) 21 794 3655

16 de julho de 2010

Psicofisiologia - AVISO

"A continuação dos exames orais de segunda época de Psicofisiologia passa para Terça feira da próxima semana a partir das 14h - todos os exames e entregas de trabalhos são adiados para esse dia por impedimento da docente. "

Saudações cordiais

Isabel Fonseca

7 de julho de 2010

Segue, em anexo, as notas da 1ª e 2ª época de Introdução à Psicologia do Envelhecimento.

"Agradecia que informassem as alunas que tentaram a melhoria de nota e que não conseguiram, da nota que obtiveram no exame da 2ª época e que não consta do PDF que envio:

Ana Filipa Belchior Torres 3,5
Inês Duque Agostinho Chmabel 12
Maria Joana Canelhas da Fonseca 9
Marita Sofia Carreira Gouveia 9"

6 de julho de 2010

Psicologia Social - artigos 2ª fase

A nossa colega Carolina encontrou alguns artigos para as perguntas de segunda fase que não estão na faculdade e partilhou-os.

Chaiken (1980)

Os artigos do Richad Petty podem ser encontrados neste site.

Obrigada Carolina!

5 de julho de 2010

Antropologia Cultural - Exame de 2ª Época

"Colegas,

Aqui fica disponibilizado o enunciado de 2ª Época do Exame de Antropologia Cultural.

O Exame deverá ser entregue até às 20 horas da próxima segunda feira, dia 12 de Julho, existindo uma penalização de 0,5 valores para cada dia de atraso na sua entrega.

No decurso da reunião com a Professora Ana Saraiva foram debatidos os critérios de realização do exame, e de tudo o que foi dito, penso que a melhor ressalva que aqui posso deixar, citando a Professora, é que é importante que, ao fazer o exame, pensemos em cada um de nós como autores.
Deverá ser emitida e fundamentada opinião pessoal sobre as temáticas propostas, não devendo os ensaios limitar-se a uma mera revisão da literatura atinente aos temas propostos, sendo valorizada a apresentação de opinião pessoal, cabalmente fundamentada.
Para melhor referência, peço a todos que leiam as instruções que acompanham o enunciado do Exame.

Boa sorte a todos, boas avaliações finais, e votos de umas excelentes e merecidas férias para todos!

A Colega que apresenta saudações académicas,


Isabel Alexandra Almeida ( Representante dos alunos - 1º ano)"

Obrigado Isabel!

Tiago Cabaço

Prazos de Entrega Adiados

"Recebi um email da colega Liliana Dantas informando-me de que os alunos sentem que as questões de Psicolinguística Cognitiva e/ou de Neuropsicologia Cognitiva estão a penalizar o seu desempenho para os exames de Psicologia do Desenvolvimento e/ou Psicologia da Personalidade. A questão pode ser colocada no sentido inverso: será que os exames de Psicologia do Desenvolvimento e/ou Psicologia da Personalidade não poderão também prejudicar o vosso desempenho n as questões de Psicolinguística Cognitiva e/ou de Neuropsicologia Cognitiva?

Apesar disso, informo que o prazo de entrega das questões de Psicolinguística Cognitiva e/ou de Neuropsicologia Cognitiva passa para dia 12 de Julho, segunda-feira."

(Retirado do blog do 3º ano)

3 de julho de 2010

Informações relevantes - exame de antropologia 2ª época

Caros Colegas,
O Enunciado do exame de Antropologia para a Segunda época de avaliação, será distruibuído na próxima segunda feira, dia 5 de Julho de 2010, pelas 16 horas, na sala 2, destinando-se os novos temas tanto aos alunos que reprovaram em primeira época, como a todos os que desejem fazer melhoria de nota.
Mais relembro que os colegas que desejem fazer melhoria de nota, devem proceder à respectiva inscrição na Secretaria, até 48 horas antes da data de entrega do exame, sendo devido o pagamento de um emolumento de 5,50€.
Boa sorte a todos,
A colega ao dispor,

Isabel Alexandra Almeida ( Representante dos alunos-1º ano)

2 de julho de 2010

Comportamento Humano e Ambiente - Pergunta de segunda época

Princípios teóricos e práticos de designs promotores da (in)segurança em bairros, do ponto de vista do controlo percebido e territorialidade.

Entrega até dia 15 de Julho - no cacifo do professor e por email.

Bom trabalho,

Tiago Cabaço

Psicologia Social - Perguntas de Segunda Época

1 - Que diferenças apontaria entre o Modelo de Probabilidade de Elaboração (ELM) (Petty & Cacioppo, 1986) e o Modelo Heurístico-Sistemático (HSM) (Chaiken et al., 1989). Qual o impacto dessas diferenças no estudo da persuasão e nas condições necessárias para a ocorrência dos processos postulados?

2 - Que interpretações alternativas existem para a suposição de que as correlações elevadas entre atitudes e comportamento indicam que as atitudes são preditoras do comportamento?

Algumas referências bibliográficas, entre outras:

Bohner, G. & Schwarz, N. (2001). Attitudes, persuasion and behavior. In A. Tesser & N. Schwarz (Ed.), Blackwell Handbook of Social Psychology: Intraindividual processes (Vol.1, pp. 413-435). Oxford: Blackwell

Chaiken, S. (1980). heuristic versus systematic information processing and the use of source versus message cues in persuasion. Journal of Personality and Social Psychology, 39, 752-766.

Chaiken, S., Liberman, A., & Eagly, A.H. (1989). Heuristic and Systematic information processing within and beyond the persuasion context. In J.S. Uleman & J.A. Bargh (Eds.), Unintended thought (pp.212-252). New York: Guilford.

Eagly, A.H., & Chaiken, S. (1993). The Psychology of Attitudes. Forth Worth, TX: Harcourt Brace Jovanovich.

Petty, R.E. (1994). Two routes to persuasion: State of the art. In G.d' Ydewalle, P. Eelen & P. Bertelson (Eds.), International perspectives on psychological science (Vol. 2, pp. 229-247). Hillsdale, NJ: Erlbaum

Petty, R.E., & Cacioppo, J.T. (1981). Attitudes and persuasion: Classic and contemporary approaches. Dubuque, IA: William C. Brown.

Petty, R.E., & Cacioppo, J.T. (1986). The elaboration likelihood model of persuasion. Advances in Experimental Social Psychology, 19, 124-203.

Também interessam as referências bibliográficas que estão no programa de psicologia social no tópico das atitudes e outras que na vossa pesquisa considerem pertinentes.

Prazo de entrega - 15 de Julho no cacifo da professora Ana Sofia Santos

Bom Trabalho

Tiago Cabaço