No dia 14 de Dezembro, pelas 19h, realizou-se no anfiteatro uma reunião entre o segundo e o terceiro ano do Mestrado Integrado em Psicologia. A reunião incidia sobre as optativas comuns aos dois anos, mais concretamente, às optativas de Introdução à Psicologia do Envelhecimento e Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento.
Depois de termos visto as prospecções feitas pelos alunos, sobre quais as optativas em que estavam a pensar inscrever-se no próximo semestre, verificámos que para ambas as cadeiras referidas o número de vagas era bastante inferior aos alunos que tencionam inscrever-se nestas cadeiras. Como esta situação se verificou no segundo e no terceiro ano, como os alunos do terceiro ano só têm mais este ano para poderem cursar estas cadeiras, foi-nos sugerido que tentássemos fazer um acordo entre ambos anos para que fosse dada a prioridade ao terceiro pelas razões já apresentadas. Este acordo teria de ser feito apenas entre os alunos, porque, pelo menos no próximo semestre, as inscrições serão online à semelhança do que aconteceu neste. Logo, a prioridade não poderia ser mediada pelos serviços administrativos porque as inscrições seriam todas ao mesmo tempo.
A única solução seria então fazermos um acordo informal entre os alunos do segundo ano em como não nos iríamos inscrever nas cadeiras referidas.
Depressa percebemos que este acordo não seria viável porque mesmo que chegássemos a um acordo entre a maioria da turma as pessoas que não concordassem poderiam inscrever-se nas cadeiras na mesma, fazendo-nos ver que o acordo não tinha fundamento prático. Antes da reunião falámos com a Presidente da Comissão Instaladora da Faculdade de Psicologia, a mesma pessoa que nos tinha sugerido para se fazer o acordo, e, essa mesma pessoa, indicou-nos que, realmente, o acordo não seria viável. Ainda que tenha mostrado a intenção de propor estas cadeiras para serem exclusivamente do plano de estudos do terceiro, a entrar em vigor no próximo ano, não nos foi dada nenhuma certeza sobre a exequibilidade e sucesso desta proposta, ou seja, não nos dando garantias nenhumas.
Assim vai permanecer tudo na mesma, à semelhança do que aconteceu no primeiro semestre.
Queria também agradecer aos alunos que estiveram presentes na reunião.
Tiago Cabaço
Depois de termos visto as prospecções feitas pelos alunos, sobre quais as optativas em que estavam a pensar inscrever-se no próximo semestre, verificámos que para ambas as cadeiras referidas o número de vagas era bastante inferior aos alunos que tencionam inscrever-se nestas cadeiras. Como esta situação se verificou no segundo e no terceiro ano, como os alunos do terceiro ano só têm mais este ano para poderem cursar estas cadeiras, foi-nos sugerido que tentássemos fazer um acordo entre ambos anos para que fosse dada a prioridade ao terceiro pelas razões já apresentadas. Este acordo teria de ser feito apenas entre os alunos, porque, pelo menos no próximo semestre, as inscrições serão online à semelhança do que aconteceu neste. Logo, a prioridade não poderia ser mediada pelos serviços administrativos porque as inscrições seriam todas ao mesmo tempo.
A única solução seria então fazermos um acordo informal entre os alunos do segundo ano em como não nos iríamos inscrever nas cadeiras referidas.
Depressa percebemos que este acordo não seria viável porque mesmo que chegássemos a um acordo entre a maioria da turma as pessoas que não concordassem poderiam inscrever-se nas cadeiras na mesma, fazendo-nos ver que o acordo não tinha fundamento prático. Antes da reunião falámos com a Presidente da Comissão Instaladora da Faculdade de Psicologia, a mesma pessoa que nos tinha sugerido para se fazer o acordo, e, essa mesma pessoa, indicou-nos que, realmente, o acordo não seria viável. Ainda que tenha mostrado a intenção de propor estas cadeiras para serem exclusivamente do plano de estudos do terceiro, a entrar em vigor no próximo ano, não nos foi dada nenhuma certeza sobre a exequibilidade e sucesso desta proposta, ou seja, não nos dando garantias nenhumas.
Assim vai permanecer tudo na mesma, à semelhança do que aconteceu no primeiro semestre.
Queria também agradecer aos alunos que estiveram presentes na reunião.
Tiago Cabaço
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