17 de março de 2009

24 Março! Dia do Estudante - Dia de luta!

O dia do Estudante, há anos que é marcado pela luta dos estudantes do Ensino Superior.

Cartaz Dia do Estudante 2009

No próximo dia 24 de Março, contra esta ofensiva que continuamos a sofrer, não podemos deixar de sair à rua para reafimar que este não é o Ensino Superior a que os estudantes foram conquistando ao longo da história, os direitos que agora nos querem retirar!

- Contra as Propinas e o Sub-financiamento das Instituições, que afastam os estudantes do Ensino Superior, provocam o aumento do preço dos serviços e degradam as condições materiais e humanas nas escolas.

- Contra os cortes na Acção Social Escolar que diminui o valor e número de bolsas, e leva a que cantinas e residências não sejam suficientes e muitas vezes sem condições.

- Contra o Processo de Bolonha que obriga um estudante que queira ter formação completa, a pagar dezenas de milhares de euros para fazer o 2º ciclo.

- Contra o novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), que coloca representantes de empresas nos órgãos de gestão, ao mesmo tempo que diminui drasticamente o número de estudantes, chegando a transformar instituições públicas em Fundações de direito privado.

- Por um Ensino Superior Público, Gratuito, de Qualidade e Democrático para todos, onde exista um real investimento por parte dos Governos, mais e melhor Acção Social Escolar, uma verdadeira gestão democrática, sem propinas, Bolonha ou Fundações!

Junta-te aos Estudantes no Largo de Camões às 10h30 e vai com eles até à Assembleia da Republica!!

Sem comentários: