27 de abril de 2010

Psicologia Positiva - T9

Boa noite a tod@s!

- Fica aqui disponível mais uma aula de Psicologia Positiva (26/Abril/2010).

- A tarefa desta semana consiste em escrever uma Carta de Perdão a alguém que consideremos que temos de perdoar (Ex. "Perdoo-te por..."). Essa carta poderá ser dirigida a alguém que conheçamos ou até a nós próprios. Contrariamente à Carta de Gratidão (5ª tarefa) a Carta de Perdão NÃO deve ser lida à pessoa a quem foi destinada. A sua entrega ou colocação no portefólio é de carácter facultativo, o que deve ser entregue é uma reflexão onde constem os efeitos psicológicos, sociais e emocionais que este exercício teve em nós.
Com esta tarefa, pretende-se "estimular" uma das consideradas "forças positivas dos seres humanos" (o Perdão) que tem como função ajudar na superação de experiências emocionais negativas (mágoa, sofrimento, etc.).
A professora referiu que está disponível na biblioteca da nossa faculdade uma Tese feita com base numa análise de 75 cartas de perdão escritas e disponibilizadas por alunos da cadeira de anos anteriores que poderá ser consultada caso tenham curiosidade e/ou queiram saber um pouco mais sobre esta questão.
Existe ainda alguma literatura sobre esta "virtude humana" (ex. vários artigos de McCullough, etc.) e um capítulo do Handbook of Positive Psychology de C. R. Snyder dedicado a este tema com o título "The Psychology of Forgiveness".

Desejos de uma semana muito positiva =)

Rita Oliveira

Sem comentários: