6 de junho de 2010

Mensagem do Núcleo Intercultural

Olá a todos!
Uma vez que o nº de alunos que compareceram à reunião foi bastante reduzido, quero pedir que até quinta-feira, dia 10 de Junho de 2010, às 20h, venham mostrar a vossa disponibilidade para que seja possível marcar uma reunião, em que compareçam o maior número de alunos que estejam interessados em aderir ao núcleo. Agradeço que divulgem esta mensagem, uma vez que muitos alunos realçaram a importância de um núcleo desta natureza. Podem manifestar a vossa disponibilidade através do link http://www.doodle.com/8y9essrmbi8cqpee.
Quero aproveitar para esclarecer que este núcleo tem como principal objectivo dar apoio a muitos alunos que, no início e durante o ano lectivo, demonstram alguma dificuldade de integração à vida académica! Realçamos muito os PALOP e CPLP, pois são estas as comunidades que "saltam mais à vista" na faculdade.
Muitos colegas, interrogam-me sobre a razão da criação do NICE (Núcleo Inter Cultural de Estudantes), uma vez que os PALOP, por partilharem a mesma língua oficial, não deveriam ter muitos problemas de adaptação. O que muitos não sabem é que apesar do português ser a língua oficial, não é essa língua que mais domina em termos de comunicação. Em Cabo-Verde, por exemplo, o Crioulo domina em casa; na rua e até mesmo na escola. O Português apenas tem espaço na sala de aula. O mesmo se passa em Angola e Moçambique, mas com a agravante destes países possuirem um maior n.º de línguas bantas. Para além disso, a preparação para a vida académica é diferente da portuguesa, para não falar de culturas e pensamentos que em alguns aspectos entram em confronto.
Nao se trata da criação de um grupo restrito dentro da faculdade, mas de um espaço aberto para auxiliar colegas que por vezes tem muitas dficuldades e não encontram qualquer apoio.
Não esqueçam que este núcleo é de e para vocês!!!
Saudações multiculturais!!!
Pelo núcleo,
Rita Carvalho

Sem comentários: