28 de junho de 2010

Psicolinguística e Neuropsicologia Cognitiva - Comunicado

COMUNICADO DO PROFESSOR PAULO VENTURA (NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA & PSICOLINGUÍSTICA COGNITIVA)

Na sequência de alguns emails por parte de alunos da UC de Neuropsicologia Cognitiva, venho prestar os seguintes esclarecimentos.

Nas fichas das unidades curriculares de de Neuropsicologia Cognitiva e de Psicolinguística Cognitiva, os elementos de avaliação solicitados dizem respeito apenas a propostas de datas de avaliação, prazos de entrega de trabalhos, ponderação percentual de cada elemento de avaliação. Como podem confirmar nas diversas fichas curriculares, a informação que o responsável pela UC deve preencher diz respeito apenas a esses aspectos. E essa informação consta das fichas das Ucs em questão.

Na primeira aula teórica foram explicitados elmeentos adicionais da avaliação que não estão contemplados na informação que é solicitada ao responsável das UCs. Assim, para obter aprovação nas UCs de Psicolingística Cognitiva e de Neuropsicologia Cognitiva há que ter aprovação a cada um dos elementos de avaliação (apresentação, poster, pergunta 1 e pergunta 2). Esse valor correspondia a 8,5 numa escala de 0 a 20.

Com o decorrer das aulas, verifiquei a fraquíssima qualidade de algumas apresentações. Isso levou-me a reflectir e a decidir que o valor mínimo para aprovação deveria ser aumentado para o equivalente a 10 numa escala de 0 a 20. Isto, para tentar promover um estudo mais completo e eficaz por parte dos alunos, uma melhor e mais completa compreensão das matérias .

A informação desta alteração foi transmitida nas aulas teóricas. Na altura não houve nenhuma oposição a esta alteração. Há vários alunos que não foram às aulas teóricas ao longo do semestre, mas a responsabilidade pela presença nas aulas é dos alunos.

Posto isto, informo que não vou alterar as notas dos alunos que têm um elemento de avaliação com valores superior ou igual a 8,5 (na escala de 0-20), mas inferior a 10 (na escala de 0-20).

Os alunos em questão poderão expor o assunto ao Conselho Pedagógico. Caso o C. Pedagógico lhes dê razão, terei todo o gosto em fazer a respectiva alteração de nota.

Informo também que na terça-feira irei rever a atribuição de créditos experimentais para confirmar se houve algum lapso. Mas aproveito para informar que os alunos que frequentaram as duas UCs deveriam ter quatro participações (duas para cada UC) para terem o crédito máximo. Mais informo que houve uma lista de inscrições afixada no placar do laboratório para permitir que qualquer aluno pudesse completar as participações. Só houve 4 inscrições nessa lista

Cumprimentos,

Paulo Ventura

Sem comentários: