8 de março de 2010

Psicologia Positiva - Tarefas

Boa noite!

- A tarefa de Psicologia Positiva lançada na aula de hoje, consiste em escolher uma actividade que dê satisfação pessoal e individual e concretizá-la durante esta semana (exemplos dados na aula: ir ver o mar; ficar um sábado inteiro na cama a comer bolachas de chocolate e a ver televisão; fazer cozido à portuguesa; comer a sopa feita pela mãe, etc., etc., etc.). Essa "actividade" deverá ser algo que faça a própria pessoa sentir-se bem e seja para ela uma fonte de emoções positivas.
Deverá ser entregue na próxima semana (ou colocado no portefólio e entregue no final do semestre) uma reflexão sobre o impacto que a concretização dessa actividade teve (ex. o que nos fez sentir, durante quanto tempo nos fez sentir bem, se teve algum efeito nas pessoas à nossa volta, etc.)
No fundo, é uma tarefa que visa a "Felicidade Auto-centrada".

- A prof. Helena Marújo adiantou ainda que a tarefa da próxima semana será semelhante, mas em vez de escolhermos uma actividade que seja para nós fonte de emoções positivas seja-o para uma outra pessoa (a professora falará um pouco mais na próxima aula relativamente a este ponto).

- Foi ainda lançado um desafio extra (não obrigatório) chamado de "Projecto Vanessa" já que a nossa colega sugeriu que fizéssemos um ou mais smiles ":)" em papel com uma frase escrita por trás (ex.: "Obrigado por estar aqui connosco todos os dias") e trouxéssemos na próxima aula para, num dia a combinar da próxima semana, oferecermos às pessoas que todos os dias limpam o chão, as mesas, as casas-de-banho, etc., aos seguranças e a todos aqueles cujo trabalho é essencial para que a nossa faculdade esteja preparada para nos receber diariamante (a colega apelidou-os de "Soldados Invisíveis" já que embora estejam sempre lá, nem sempre os "vemos" e nem sempre reconhecemos a importância do seu trabalho). Como referido acima, este desafio não é obrigatório mas seria interessante que todos participássemos.

- Os slides mostrados na aula fazem parte do ficheiro do powerpoint disponibilizado aqui na semana passada.

Desejo-vos o resto de uma boa noite e que tenham uma semana muito positiva! =)

Rita Oliveira

Sem comentários: