31 de março de 2010

Psicologia Positiva - T6

Boa noite a tod@s!

A aula de Psicologia Positiva de 29/Março/2010 foi, na sua quase totalidade, apresentada por um convidado (Dr. Manuel Forjaz) e, por isso, não estarão disponíveis aqui no blog slides referentes a esta aula.

A tarefa desta semana consiste em deslocar-mo-nos até um centro comercial tendo o cuidado de observar o tipo de interacções entre as pessoas. Posteriormente, irmos a uma praça e comprar algo. Deve ser feita uma reflexão comparativa relativamente ao que foi observado (que poderá ir desde a qualidade de interacção das pessoas, à qualidade dos produtos, o que sentimos em cada um dos locais, etc.). Esta reflexão (como todas as outras) poderá ser entregue aos professores na próxima aula ou no portefólio a entregar no final do semestre.

Desejo-vos umas boas férias e uma Páscoa muito positiva! =)

Rita Oliveira

27 de março de 2010

Aviso - Biblioteca!

Caros Leitores,

A Divisão de Documentação da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação tem actualmente uma média de 50% de livros devolvidos fora do prazo. Estes documentos são solicitados por outros leitores regularmente, o que leva a inúmeras reclamações e a um ambiente extremamente negativo face a estes incumprimentos.

Neste sentido, e cumprindo o Regulamento da Biblioteca, informamos que a partir do dia 5 de Abril de 2010 todos os livros devolvidos fora do prazo implicarão uma sanção para os leitores. Esta sanção consiste no bloqueio da ficha de leitor e na interdição de empréstimo pelo número de dias do atraso. Por exemplo, se entregar uma obra com 5 dias seguidos de atraso, ficará impedido nos 5 dias seguintes de realizar qualquer empréstimo.

Todos os leitores com documentos em atraso podem entregá-los até ao dia 31 de Março de 2010, beneficiando da não aplicação desta medida.

Tatiana Sanches
-----------------------------
Chefe de Divisão de Documentação
Faculdade de Psicologia | Instituto de Educação
Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-013 Lisboa
Tel: 21 7943801
e-mail: tsanches@fpie.ul.pt

25 de março de 2010

Temas de Biologia - T3

Aula teórica de Temas de Biologia.

Obrigado João!

Inquérito!

Uns alunos do ISEG pediram a nossa colaboração na participação de um inquérito que nem dois minutos demora a responder!

AQUI

Todos os dados são confidenciais.

Temas de Genética Humana - T3 e T4 | Alguns Avisos!

Seguem-se a T3 (Genética Molecular) e a T4 (Genética das Doenças Comuns)
O powerpoint da prática desta semana é a continuação da T3.

Relativamente aos temas mais votados (a votação foi feita na T3), foram:
Tema 3 - Genética Forense
Tema 11 - Longevidade e Genética
Tema 12 - Doenças Psiquiátricas/Atraso Mental
Tema 13 - Genética da Personalidade/A influência do ambiente na genética
Tema 10 - Diversidade e variedade genética entre populações e continentes diferentes

Devido ao elevado número de alunos, foram seleccionados 5 temas em vez dos 4 previstos, uma vez que se terão de fazer mais grupos, no entanto apenas os 4 primeiros saiem no exame, ou seja, só as perguntas que fizermos acerca dos 4 primeiros temas é que saiem.

Para acabar, a professora deixou a informação de que, quando voltarmos de férias, no dia 7 de Abril, só haverá aula teórica

Obrigado Íris!

Neuropsicologia Cognitiva - T3

Aqui vão os Powerpoints utilizados na aula teórica de Neuropsicologia Cognitiva - 25 de Março

Electrofisiologia

Imagiologia cerebral

Tiago Cabaço

Neuropsicologia Cognitiva - Referências Poster

Duas referências que devem utilizar como guias para a elaboração do poster:

1) Um guia de construção de Posters para Estudantes de Manuel João Costa; Universidade dos Açores, Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento:
http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/guiaposter.pdf

2) Lorenzoni, P.J.; Souza,R.; Kohara, S.; França, J.C.; Rodrigues, G.A.; Carvalho, J.G. (2007). O Pôster em Encontros Científicos. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 304 31 (3) : 296 – 303 (AQUI)

Deixo também a referência de um site com templates de posters pré-definidos para download : http://www.posterpresentations.com/html/free_poster_templates.html

23 de março de 2010

Ciclo de Conferências às Sextas - UAL

Psicologia Social - Dados a utilizar no trabalho de grupo

Aqui ficam dos dados do trabalho que vão ter de ser analisados e discutidos.

Bom trabalho!

Tiago Cabaço

Psicologia Social - T2

Aqui fica a aula teórica de Psicologia Social - 23 de Março

Tiago Cabaço

Artigos de Neuropsicologia Cognitiva

Aqui vão os artigos que a professora Sandra disponibilizou em pdf:

Caramazza, A. & McCloskey, M. (1988). The Case for Single-patient Studies. Cognitive Neuropsychology, 5 (5) 517 - 528

Caplan, D. (1998). On the role of group studies in neuropsychological and pathopsychological research. Cognitive Neuropsychologie, 5 (5), 535 - 547

Skottko, T., Rubin, D. & Tupler, L. (2008). H. M.'s personal crossword puzzles: Understanding memory and Language. Memory, 16 (2), 89 -96

Squire, L. (2004). Memory sistems of the brain: a brief history and current perspective. Neurobiology of Learning and Memory, 82, 171 - 177

os restantes encontram-se na reprografia.

Bom trabalho!

Tiago Cabaço

Psicofisiologia - T4

Aqui fica a aula teórica de Psicofisiologia - 22 de Março.

Obrigado Bárbara!

Psicologia Positiva - T5

Boa noite!

-> Aqui estão os slides da aula de hoje (22/Março/2010) de Psicologia Positiva (creio que só falámos até ao slide 12, pelo que os restantes deverão pertencer à próxima aula, mas na próxima semana confirmarei).
-> A tarefa desta semana está relacionada com a gratidão (uma das 24 forças do carácter, ligada à transcendência).
Consiste em escolher uma pessoa (que ainda esteja viva, a quem nunca agradecemos ou que achamos que ainda não agradecemos o suficiente) e escrever uma carta de gratidão.
Essa carta deve ser lida à pessoa em questão e deve ser escrita, posteriormente, uma reflexão sobre os efeitos dessa carta (na outra pessoa e em nós; falar, por exemplo, como foi lidar com as emoções, a coragem necessária, etc., o que sentimos, o que nos fez sentir…). Caso não seja mesmo possível ler directamente a essa pessoa, escrever sobre o “porquê” de não ter podido/conseguido fazê-lo e descrever (igualmente) quais os efeitos que o escrever essa carta teve na própria pessoa e que efeito imaginam que teria no outro.
A reflexão deve ser entregue na próxima aula (ou colocada no portefólio a entregar no final do semestre). A carta propriamente dita não tem que ser entregue. A sua inclusão é facultativa.


Desejo-vos o resto de uma boa noite e que tenham uma semana muito positiva! =)

Rita Oliveira

Neuropsicologia Cognitiva - P2

Aula prática de Neuropsicologia Cognitiva - 18 de Março.

21 de março de 2010

Psicolinguística Cognitiva - Aviso!

A apresentação do texto de Ziegler & Gosawmi (2005) passa para depois das férias da Páscoa. Nessa primeira aula depois da Páscoa serão apresentados os textos de Ziegler & Goswami (2005) e Vellutino, F.R., Fletcher, J.M., Snowling, M.J., & Scanlon, D.M. (2004).
Nas aulas práticas da próxima semana iremos fazer a experiência em sala de aula.

Muito obrigado,

Paulo Ventura

Nucleo PALOP

Caros colegas provenientes das Comunidades PALOP e CPLP,

Pedimos mais uma vez que preencham o inquérito que se encontra neste link:
http://www.eSurveysPro.com/Survey.aspx?id=34b2cc4b-1a00-4c6d-b002-7d06f426bb82

Abraços a todos e

Um bom semestre
Agradecemos deste já a vossa colaboração!
nucleo.alunos.fpieul@gmail.com

I. Psicologia do Envelhecimento - T4 e T5

Aqui fica a aula teórica de I.P. Envelhecimento.

19 de março de 2010

17 de março de 2010

Neuropsicologia Cognitiva - Aviso!

Os alunos que se encontram inscritos na disciplina e que ainda não se inscreveram nos trabalhos práticos terão de o fazer até ao final da próxima semana. Caso contrário, não poderão ser avaliados na disciplina. Justificar completamente
Para se inscreverem, basta dirigirem-se ao placard do Laboratório de Psicologia Experimental e inserirem-se num dos grupos de trabalho que encontram inscritos nas listas afixadas, preferencialmente nos grupos de 2 elementos.

Tiago Cabaço

Psicologia Social - T1

Aqui fica a aula teórica de Psicologia Social - 16 de Março

Tiago Cabaço

16 de março de 2010

Workshop "Autísmo: Construir para Intervir"

Para mais informações clica nas imagens abaixo.


Retirado do blog do terceiro ano

Ciclo de Conferências às Sextas - UAL

Psicofisiologia - T3

Aula teórica de Psicofisiologia - 17 de Março

Obrigado Bárbara!

Procura-se pasta roxa!

Perdi uma pasta roxa tipo fole hoje e penso que a possa ter deixado na faculdade. Se alguém a encontrou que me envie um e-mail se faz favor (marina.sf7@gmail.com) ou diga pelo blog. A pasta tinha os meus apontamentos, fotocópias, aulas, etc. por isso era muito bom se a conseguisse ter de volta!

Muito obrigada!
Marina

Psicologia Social - Trabalho

Aqui fica o ppt da aula prática com um enquadramento teórico do trabalho, bem como a bibliografia recomendada para a realização do trabalho:

Brown, R. (1985). Impressions of Personality. In R. Brown (Ed.), Social Psychology (2nd Ed., 378-432). Free Press: New York. (Reprografia)

Oosterhof, N. N., & Todorov, A. (2008). The functional basis of face evaluation. Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA, 105, 11087-11092.


Todorov, A. (In press). Evaluating faces on social dimensions. In A. Todorov, S. T. Fiske, & D. Prentice (Eds.), Social Neuroscience: Toward Understanding the Underpinnings of the Social Mind. Oxford University Press.

http://www.princeton.edu/~atodorov/ (Site com publicações que podem ser muito úteis)

Tiago Cabaço

Grupos de Social

Boa noite a todos.

Precisava que quem ainda não enviou o seu grupo de social e quem realizou alguma alteração no grupo inscrito, mesmo que a tenha escrito na folha com os grupos, me enviasse um email com o grupo definitivo com o nome, número, e TURMA PRÁTICA.

A professora só vai admitir grupos de cinco ou seis pessoas, por isso, os grupos que têm menos de cinco elementos, têm de admitir mais elementos de forma a prefazer o número necessário de elementos.

Os membros do grupo podem ser de práticas diferentes, mas é suposto que todos os elementos do grupo frequentem a mesma turma prática, visto que estas servem para o grupo trabalhar.

Aqui fica uma lista DESACTUALIZADA com os grupos e com a lista de alunos que, supostamente, não têm grupo.


Enviem os grupo para este email:

Tiago.Joao.Cabaco@Gmail.com

Obrigado a todos!

Tiago Cabaço

15 de março de 2010

Psicologia Positiva - T4

Boa noite!

Aqui se encontram os slides da aula de hoje (15/Março) de Psicologia Positiva.

- Como indicado no 2º slide do documento, a tarefa desta semana consiste em:

-> Escolher e concretizar uma actividade que reverta em prazer/ bem-estar para outrém;
-> Escrever sobre os efeitos emocionais pessoais, e o tipo e tempo de impacto, no próprio e nos outros;
-> Escrever uma breve análise final sobre a comparação dos efeitos de ambas as actividades (desta semana e da anterior já que a tarefa da semana passada consistia em escolher e concretizar uma actividade que revertesse em prazer e bem-estar para o próprio).

- Relativamente ao "Projecto Vanessa" os smiles deverão ser aos "soldados invisíveis" da nossa faculdade durante esta semana.

Mais uma vez desejo-vos o resto de uma boa noite e que tenham uma semana muito positiva! =)

Rita Oliveira

Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento - Trabalho de Grupo

Segue em anexo a aula prática de apresentação da u.c. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento, na qual se encontra a apresentação dos diferentes temas dos trabalhos de grupo, as respectivas datas de apresentação e os textos base a partir dos quais os alunos devem desenvolver os trabalhos de grupo.
Os textos que se encontram identificados nos diapositivos desta 1ª aula, já estão disponíveis na reprografia, no dossier respectivo à u.c. em questão, estando todos eles identificados com o respectivo tema e grupo de trabalho a que dizem respeito, isto para que os restantes alunos possam fotocopiar os diversos textos e procedam à sua leitura antes da aula teórica e, principalmente, da aula prática a que se refere a apresentação do tema de trabalho.
Sendo assim, todo o material referente ao funcionamento dos trabalhos práticos, assim como a identificação dos textos/temas de apresentação já estão totalmente tratados, verificados e disponibilizados no dossier, para que todos possam começar a trabalhar nos mesmos."


Maria João Varandas dos Santos

Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento - Aulas práticas

Seguem as duas últimas aulas práticas da U.C. Psic. Dinâmica do Desenvolvimento.

No documento, a professora Maria João Varandas dos Santos acrescentou algumas fontes bibliográficas recomendadas, sendo que disponibiliza no dossier da cadeira, na reprografia, alguns dos textos e/ou documentos aos quais faz referência nas fontes bibliográfica, assim como alguns dos textos de leitura recomendada para o tema.

Obrigado!

Bom Estudo!

14 de março de 2010

Neuropsicologia Cognitiva - T2

Aqui ficam os ppt's utilizados na aula teórica de dia 11 de Março.

Introdução 1


Introdução 2


Obrigado Mónica!

Bom Domingo para todos

Introduçao à Psicologia do Envelhecimento - T3 & Aviso!

Aqui vão os slides da aula teórica desta semana de IPE.

Relembro que os trabalhos individuais são para entregar até terça-feira da semana que vem (16/03).

Obrigado Ana e Maria!

Bom Estudo!

11 de março de 2010

P. Desenvolvimento da Criança e do Adolescente - Trabalhos Práticos

Aqui ficam as listas dos trabalhos práticos.

Bom estudo!

Temas de Biologia - T2 (continuação)

Aqui vai a aula teórica de Temas de Biologia - 10 de Março.

10 de março de 2010

Contactos da Associação de Estudantes

"A AEFPCE-UL vem, por este meio, anunciar a criação de um endereço de email alternativo:

apoio.gapa.aefpceul@gmail.com

Este tem como finalidade responder às vossas necessidades (dúvidas, sugestões, entre outros) de forma mais rápida, atenta e eficiente. Convidamos assim todos os alunos a usufruir do mesmo.

Aproveitamos ainda para relembrar que o endereço de correio electrónico oficial da AEFPCE-UL é: ae.fpceul@gmail.com

Saudações Académicas,

Camila Novais
(Vogal do Gabinete de Apoio ao Primeiro Ano)
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa"

Basquetebol Feminino

Recebi este email de um colega do 1º ano:

"
Este mail e referente a todas as raparigas da faculdade de psicologia e de ciencias da educaçao.
a ideia surgiu hoje na aula de Psicologia da Aprendizagem, por ordem da joana florencio: criar uma equipa de basqutebol feminino. A ideia seria arranjar no minimo oito ou nove jogadoras, de todos os anos ou apenas de alguns para competir no camponato de basquetebol feminino.

Ja falei com o responsavel da AE pelas equipas desportivas da faculdade, e ele diz que era apenas necessariio apresentar o nome das interessadas, assim como do treinador(a), que a AE encarregar-se-a de inscriçoes, equipamentos e afins.

E minha intençao apresentar o dito projecto, mas preciso das acima referidas oito ou nove jogadoras.

De referir tambem, que a ir para a frente, eu assumiria o papel de treinador ate ao fim do ano. no inicio do proximo ano, caso nao surgisse outra hiotese, a equipa continuaria a minha guarda.

Pronto e isto que tenho a dizer.vos a todas. As interessadas mandem.me um mail ou falem comigo na faculdade, estou sempre no bar.

andre cabo

andretorquatomc@hotmail.com"

Se estiverem interessadas é só contactar com o email em cima.

Bons estudos!

CHA - Aulas

As aulas de CHA encontram-se nesta página.
Mais propriamente, a aula dada hoje pela professora Fátima Bernardo está aqui.

Psicolinguística Cognitiva - Aviso

Para a próxima aula prática, tanto P1 como P2, o professor Paulo Ventura pediu para levarem os portáteis para a realização de uma experiência, isto claro, quem tiver e puder levar o seu portátil.

NOTA: a experiência a realizar não corre em MAC.

Tiago Cabaço

Psicolinguística Cognitiva - T1

Aqui fica a aula teórica de Psicolinguística Cognitiva - 10 de Março.



Tiago Cabaço

P. Desenvolvimento da Criança e do Adolescente- T2

Aqui fica a aula teórica de dia 9 de Março com os links dos vídeos apresentados como exemplos da aplicação prática das provas piagetianas.

Tiago Cabaço

Temas de Genética Humana - T3 e aula Prática

Aqui ficam as respectivas aulas de 10 de Março:



Obrigado Iris!

Psicofisiologia - T2

Aqui vai a aula teórica de Psicofisiologia - 10 de Março.

Obrigado Bárbara!

Psicofisiologia - Manual

Aqui fica mais um Manual para quem quiser:


Obrigado Bárbara!

Esclarecimento! Conferencia Mundial de Psicologia Positiva

Afinal, por minha culpa, o que está anunciado não é a realização da conferência, mas sim, a facultação de apontamentos tirados pelo nosso colega se estiverem interessados em algum tema.

Mais informação aqui.

Tiago Cabaço


Psicofisiologia - Avisos

Só para esclarecer, amanhã vão haver aulas de Psicofisiologia, apenas nas aulas em que não há nenhum grupo a apresentar trabalho é vão ser feitas práticas laboratoriais.

Bom estudo a todos!

Inscrições Erasmus

Lembro que as inscrições para Erasmus são até amanhã, dia 11 de Março.

Podem-se inscrever aqui.


9 de março de 2010

Introduçao à Psicologia do Envelhecimento - trabalho prático

Os trabalhos individuais deverão ser entregues até dia 16 Março (terça-feira) até às 15.30h.

Os alunos Erasmus poderão fazer o trabalho recorrendo apenas ao texto escrito em inglês.

Comportamento Humano e Ambiente - Aviso

Lembro que a aula de amanhã só começa às 11h no Anfiteatro.

Psicolinguística Cognitiva - Aviso

Se possível, tentem levar os grupos da cadeira feitos para a respectiva aula prática (grupos de 3 alunos). Podem ser de práticas diferentes desde que os elementos consigam frequentar a mesma aula prática durante o ano.

Bom trabalho!

Ciclo de Conferências às Sextas - UAL

8 de março de 2010

Psicologia Positiva - Tarefas

Boa noite!

- A tarefa de Psicologia Positiva lançada na aula de hoje, consiste em escolher uma actividade que dê satisfação pessoal e individual e concretizá-la durante esta semana (exemplos dados na aula: ir ver o mar; ficar um sábado inteiro na cama a comer bolachas de chocolate e a ver televisão; fazer cozido à portuguesa; comer a sopa feita pela mãe, etc., etc., etc.). Essa "actividade" deverá ser algo que faça a própria pessoa sentir-se bem e seja para ela uma fonte de emoções positivas.
Deverá ser entregue na próxima semana (ou colocado no portefólio e entregue no final do semestre) uma reflexão sobre o impacto que a concretização dessa actividade teve (ex. o que nos fez sentir, durante quanto tempo nos fez sentir bem, se teve algum efeito nas pessoas à nossa volta, etc.)
No fundo, é uma tarefa que visa a "Felicidade Auto-centrada".

- A prof. Helena Marújo adiantou ainda que a tarefa da próxima semana será semelhante, mas em vez de escolhermos uma actividade que seja para nós fonte de emoções positivas seja-o para uma outra pessoa (a professora falará um pouco mais na próxima aula relativamente a este ponto).

- Foi ainda lançado um desafio extra (não obrigatório) chamado de "Projecto Vanessa" já que a nossa colega sugeriu que fizéssemos um ou mais smiles ":)" em papel com uma frase escrita por trás (ex.: "Obrigado por estar aqui connosco todos os dias") e trouxéssemos na próxima aula para, num dia a combinar da próxima semana, oferecermos às pessoas que todos os dias limpam o chão, as mesas, as casas-de-banho, etc., aos seguranças e a todos aqueles cujo trabalho é essencial para que a nossa faculdade esteja preparada para nos receber diariamante (a colega apelidou-os de "Soldados Invisíveis" já que embora estejam sempre lá, nem sempre os "vemos" e nem sempre reconhecemos a importância do seu trabalho). Como referido acima, este desafio não é obrigatório mas seria interessante que todos participássemos.

- Os slides mostrados na aula fazem parte do ficheiro do powerpoint disponibilizado aqui na semana passada.

Desejo-vos o resto de uma boa noite e que tenham uma semana muito positiva! =)

Rita Oliveira

Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

Aqui fica a distribuição dos trabalhos pelas turmas práticas, bem como a indicação das mudanças das aulas práticas.

Tiago Cabaço

Psicologia Social - Aviso!

Amanhã, dia 9 de Março, não haverão aulas de Psicologia Social, tanto práticas como a teórica.

Obrigado a todos os que nos avisaram!

Já agora!

Queria pedir que enviassem o vosso grupo para o meu email (quem ainda não enviou claro!).

Vejam no separador destinado para o efeito.

7 de março de 2010

Apoio à Madeira!









Falem com os vossos colegas, pais, amigos, familia, para que consigamos juntar um bom contributo.

Podem trazer:
Cobertores;
Toalhas de banho;
Lençois;
Mantas;
Comida de bebé;
Fraldas;
Comida Enlatada.

O que conseguirmos recolher é enviado pelos CTT para a Caritas da Madeira para ajudar as vitimas da tempestade do passado mês de Fevereiro.

Qualquer dúvida basta que contactem um dos organizadores.

Maria João Guerreiro - mariajoaopmgg@gmail.com
Rita Palhoco - ritapalhoco@gmail.com
Tiago Cabaço - tiago.joao.cabaco@gmail.com
Tiago A. G. Fonseca - tiagoagfonseca@gmail.com

Hierarquia para a Resolução de Problemas

O Conselho Pedagógico, na sequência da sua reunião com os delegados e sub-delegados de ano, bem como com os representantes de núcleo/secção, vem por este meio prestar uma informação que nos parece útil para a resolução de conflitos, a apresentação de queixas ou reclamações ou outros problemas académicos deste tipo que venham a existir.

Os discentes devem, em qualquer uma destas situações, usufruir e esgotar os recursos disponíveis na Faculdade de Psicologia, antes de proceder à passagem para órgãos da Universidade de Lisboa. Existe uma hierarquia de órgãos para a resolução de problemas, o que implica um caminho a seguir. Saltar patamares nessa hierarquia é atrasar o processo, pois este voltará à sua origem, mas desta vez, com algum atraso.

Os recursos disponíveis na Faculdade de Psicologia serão, por ordem, o delegado de ano (todos os representantes de ano), o docente da unidade curricular, o regente da unidade curricular, o responsável de núcleo, os serviços académicos, o conselho pedagógico, o conselho directivo e depois sim, os órgãos da Universidade de Lisboa.

A hierarquia varia obviamente com os casos, mas mostra que a Faculdade de Psicologia está dotada de recursos para a resolução de problemas internos.

Qualquer dúvida não hesite em utilizar o e-mail do Conselho Pedagógico:

ConselhoPedagogico.FPUL@Gmail.com

Email do Conselho Pedagógico



Foi criado o novo e-mail do Conselho Pedagógico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

O e-mail destina-se a todos os estudantes da faculdade de Psicologia e visa responder às suas dúvidas, aos seus pedidos de informações bem como à análise das suas sugestões.

Queremos que o Conselho Pedagógico esteja mais perto dos estudantes e para isso precisamos também que colaborem comnosco, utilizando esta caixa de e-mail.

Aguardamos o vosso contacto.

Cumprimentos
--
Tiago A. G. Fonseca
Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

6 de março de 2010

Novo horário dos Serviços Académicos

Aqui fica o novo horário dos serviços académicos.

Bom fim-de-semana!

Inglês - Gramática

Aqui vai uma gramática que pode ser útil.

Obrigado Maria João!

Bom Estudo!

Ciclo de PSICOTERAPIA, dedicado ao tema «Humanista»


Na próxima semana, de entre as iniciativas culturais da livraria do Atrium Saldanha, destacamos as seguintes, cuja entrada é livre:

10 de Março, quarta-feira, pelas 19:00 horas – Segunda sessão do ciclo de PSICOTERAPIA, dedicado ao tema «Humanista», com a presença do Dra. Ana Teresa Caldo, psicóloga e membro da Sociedade Luso-Espanhola de Psicoterapia Gestalt.

A psicóloga Ana Teresa Caldo conversa sobre o gestaltismo, a corrente da psicologia que considera os fenómenos psicológicos como um conjunto autónomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna. A teoria foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kohler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940), nos princípios do século XX.

A moderação será de Thomas Riepenhausen, que neste ciclo de cinco sessões irá abordar algumas das principais correntes da Psicoterapia contemporânea, na presença de especialistas que mostrarão a sua visão e as suas experiências.


Para mais informações, contacte:

Pedro Almeida Vieira
Livraria Almedina
Atrium Saldanha
Praça Duque de Saldanha, 1
Loja 71, 2º Piso
1050-094 Lisboa
Tel: 213 570 428
Fax: 213 151 945
pvieira@almedina.net

Programas completos das iniciativas da livraria Almedina do Atrium Saldanha, na secção Eventos do site da Almedina
www.almedina.net

Introduçao à Psicologia do Envelhecimento - T2 e Prática

Aqui estão os slides das aulas que dizem respeito à aula prática em que recebemos as convidadas da Academia e à segunda aula teórica.

Relativamente ao trabalho individual a professora dará informações acerca do mesmo na aula de 9 de Março e os textos encontram-se também disponíveis na reprografia.

Bom estudo!

Psicofisiologia - Manual de Apoio

Principles of Neural Science, de Eric Kandel, James Schwartz, Thomas Jessell.

Espero que ajude!

Tiago Cabaço

Psicofisiologia - Alguns Avisos

Aqui ficam algumas informações sobre Psicofisiologia:

Avaliação:
- Tal como já vem explícito nos últimos slides da primeira aula teórica, a avaliação desta cadeira consiste num exame oral. Este exame é composto por 3 temas, em que escolhemos um (que vale 7 valores) e sorteamos os restantes (que valem juntos os restantes valores). Ao contrário de Neuropsicologia NÃO é permitido levar folha auxiliar. 'O neurónio' não é um tema sorteável no exame nem sequer de escolha para os segundo e terceiro anos.

- O trabalho é sobre um tema dado numa das aulas teóricas e não tem ponderação na nota final.

Em relação ao programa, a Professora diz que ainda não o disponibilizou por estar ainda a acertar as aulas com a outra Professora da cadeira.

Em relação à P3, e porque pelos vistos foi difícil para muita gente encontrar a sala 15, hoje apenas escolhemos as datas de apresentações dos trabalhos e formámos grupos. Dia 11 e dia 18 deste mês não haverá aula prática da P3 dando lugar a práticas laboratoriais no gabinete A-317 (ao pé do Gabinete da Prof.) . Penso que estas datas apenas funcionam para a P3, pois não tenho informação em relação às restantes turmas práticas.

Mais informações vejam os últimos slides da primeira aula teórica (T1) ou falem com a Prof.

Obrigado Bárbara!

Núcleo de/para alunos PALOP e CPLP



Blog: http://peroly.blogspot.com
2nd email: perolya@hotmail.com

Introduçao à Psicologia do Envelhecimento - Artigos para o trabalho individual

Aqui estão os textos referentes ao trabalho individual:

- Cícero;

- Cozolino;

- Miller.

Bom Trabalho!

Horas de Sonho

A cooperativa Horas de Sonho, sedeada em carnide, procura monitores (hora almoço) e babysitters para trabalhar com crianças em part-time (diversos horários).

A Horas de sonho é uma cooperativa de solidariedade social, existente desde 2002, que presta serviços de acompanhamento de crianças e tem protocolos com diversas entidades locais e nacionais (segurança social, Santa Casa Misericórdia Lisboa, Junta Freguesia Carnide, Associação Famílias Numerosas, etc). Entre os seus serviços estão: monitorização de cantinas escolares, babysitting, Centro de Animação Infantil dos 2 aos 4 anos, festas de aniversário e animação de eventos, ateliers pais/filhos, explicações.

A quem estiver interessado, enviar CV para: "Sofia Brito" , ou marcar entrevista através dos números: 217159956 ou 916809321

Obrigada

--
Carla Calado

K’CIDADE – Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano
Fundação Aga Khan Portugal
Telm: +351 968630128
Email: carla.calado@kcidade.com
www.kcidade.com

LIMPAR PORTUGAL!


Há um ano na Estónia, a população conseguiu limpar o país num só dia. As pessoas tiveram força de vontade, organizaram-se, e a mobilização foi fenomenal!

Quem ficou a ganhar foi o país. O vídeo é impressionante: Youtube

Agora em Portugal foi lançado o mesmo desafio: "Limpar Portugal" no dia 20 de Março de 2010.

Inscrevam-se e divulguem por favor: http://limparportugal.ning.com

Para ter um país mas limpo, organizado e com menos incêndios!

--
João Aguiar
Grupo de moderadores do Lisboa Freecycle


Protege o Ambiente - É a nossa casa
Usa menos o carro e mais os transportes públicos, a bicicleta e os pés."

Visitem o site do projecto em Portugal - Limpar Portugal

Toca a ajudar!

I Congresso Mundial de Psicologia Positiva - Apontamentos


O nosso colega Pedro Lopes (pedroglopes@gmail.com) esteve presente na Congresso Mundial de Psicologia Positiva, e está a facultar os apontamentos que ele tirou nas sessões a que assistiu para quem estiver interessado.

É só mandar um email.

Tiago Cabaço

3 de março de 2010

Temas de Biologia - T2

Aula teórica de Temas de Biologia - 3 de Março

aqui

Psicofisiologia - T1

Aula teórica de Psicofisiologia - 1 de Março

aqui

Psicolinguística Cognitiva - Programa e Artigos dos temas

Aqui fica o programa reformulado (as alterações estão a amarelo), bem como a bibliografia que vai ser abordada em cada tema:

Ziegler, J. C., & Goswami, U. C. (2005). Reading acquisition, developmental dyslexia and skilled reading across languages: A psycholinguistic grain size theory. Psychological Bulletin, 131, 3-29.

Vellutino, F.R., Fletcher, J.M., Snowling, M.J., & Scanlon, D.M. (2004). Specific reading disability (dyslexia). What have we learned in the past four decades? Journal of Child Psychology and Psychiatry, 45, 2-40.

Levelt, W.J.M. (1999). Models of word production. Trends in Cognitive Sciences, 3, 223-232.

Levelt, W.J.M. (2001). Spoken Word production: a theory of lexical Access. PNAS. Proceedings of the National Academy of Sciences, 98, 13464-13471.

Altman, G. (1997). Accessing the Mental Lexicon: Words and how (eventually) find them. In G. Altman (Ed.), The Ascent of Babel. Oxford: Oxford University Press.

McQueen, J.M. (2007). Eight questions about spoken-word recognition. In G. Gaskell (Ed.), The Oxford handbook of psycholinguistics (pp. 37--53). Oxford: Oxford University Press.


Temas de Genética Humana - T2

Aula teórica de Temas de Genética Humana - 3 de Março

Comportamento Humano e Ambiente - Aviso

Na próxima semana, dia 10 de Março, a aula de CHA apenas terá início às 11h e será dada pela professora convidada Fátima Bernardo, da Universidade de Évora.

2 de março de 2010

Introduçao à Psicologia do Envelhecimento - Avisos

Caros colegas, aqui ficam algumas informações dadas hoje na aula prática de Introdução à Psicologia do Envelhecimento:

Trabalho de Grupo
Os grupos não deverão ser formados por mais de 6 pessoas e quem pretender fazer o trabalho deve entregar uma lista com os membros do grupo até à Páscoa.

Bibliografia
Embora não adopte nenhum manual para a cadeira, quando questionada sobre a bibliografia mais relevante a professora referiu:

Fernández-Ballesteros, R. (2009). Envejecimiento activo. Contribuciones de la Psicología. Madrid: Ediciones Pirámide.

Giarrusso. R., Silverstein,M., Gans, D., Bengtson, V. L. (2005). Ageing parents and adult children: New perspectives on intergenerational relationships. In M. L. Johnson, V. L. Bengtson, P. G. Coleman, & T. B. L. Kirkwood (Eds.), The Cambridge handbook of age and aging (pp. 413-431). Cambridge: Cambridge University Press.

Thomése, F., van Tilburg, T., van Groenou, M. B., & Knipscheer, K. (2005). Network dynamics in later life. In M. L. Johnson, V. L. Bengtson, P. G. Coleman, & T. B. L. Kirkwood (Eds.), The Cambridge handbook of age and aging (pp. 463-468). Cambridge: Cambridge University Press.

Wink, P. (2006). Everyday life in the third age. Annual Review of Gerontology and Geriatrics, 26, 243-261.

Relembro: a professora NÃO adopta nenhum manual, junta informações de várias fontes. Devem consultar a bibliografia que se encontra no programa da cadeira.


Slides das aulas e textos
A professora irá enviar até ao fim da semana os textos para a realização do trabalho individual e os slides das aulas.

Obrigado Ana Catarina e Ana Maria!

Bom início de estudo!

Ciclo de Conferências às Sextas - UAL

PDCA - Aula teórica

Aula T1 - Método Clínico Experimental de Piaget (em PDF)

Colóquio (Des)construindo a Intervenção

Notas de Neurobiologia do Comportamento - 2ª Época

As notas dos trabalhos entregues em segunda época já estão afixadas no placard em frente ao laborátório de Psicologia Experimental.

1 de março de 2010

Psicologia Positiva - TP2 e 2º TPC

Aula teórico-prática de Psicologia Positiva


2º TPC

Seleccionar um poema/texto/letra de música com significado pessoal, ligado ao nosso sentido de vida.
Para além de colocarmos no portefólio a nossa escolha, acompanhada de uma justificação/comentário, também é para levar para a próxima aula.